Adesão a Aliança ODS Portugal

O Politécnico de Coimbra (IPC) aderiu à Aliança ODS Portugal, confirmando assim o compromisso de trabalhar para a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável aprovados pela Assembleia Geral das Nações Unidas em setembro de 2015.

A Aliança ODS Portugal é uma iniciativa da Global Compact Network Portugal, a rede portuguesa do United Nations Global Compact (UNGC), criada na sequência da aprovação da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) pela Assembleia Geral das Nações Unidas, com a missão de incentivar a participação do setor empresarial na sua concretização, criando oportunidades de diálogo e cooperação entre as diferentes partes interessadas, designadamente com a Academia.  A Aliança ODS Portugal conta com um número alargado de Organizações e de personalidades, ao qual se junta agora o Politécnico de Coimbra.

Para Ana Ferreira, vice-presidente do IPC, a decisão de aderir à Aliança ODS reforça o caminho que o Politécnico de Coimbra tem vindo a traçar e pretende continuar a construir “em prol de uma comunidade e uma sociedade mais sustentáveis, posicionando-se como parte interessada e parceira ao nível da promoção, concretização e partilha de boas práticas para o desenvolvimento sustentável”. A responsável reforça, ainda, que esta Aliança é uma aposta na sensibilização da comunidade, pretendendo-se, através de um trabalho conjunto de governos, instituições, empresas e cidadãos de todo o mundo, promover a prosperidade e o bem-estar de todos, proteger o ambiente e combater as alterações climáticas, assim como acabar com a pobreza.

O Politécnico de Coimbra assume, assim, como prioridade a sensibilização, informação, concretização de ações, monitorização e readaptação do seu plano de ação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no plano nacional. Numa estratégia de promover a mudança pelo exemplo, o IPC tem implementado diversas ações apoiadas nos ODS, destacando-se o projeto “Politécnico de Coimbra +Sustentável”, sob o qual foram entregues garrafas de vidro a todos os trabalhadores e novos alunos da Instituição assim como à gestão de topo das diversas Unidades Orgânicas (UO) que a constituem, e serão disponibilizados ecopontos e dispensadores de água da rede nos diversos edifícios. Foram também tomadas medidas em termos de prevenção do desperdício alimentar nas cantinas e cafetarias e foi integrado o projeto Centro Green Deal, através do qual se tem desenvolvido a economia circular com a inclusão de critérios circulares em alguns dos procedimentos de aquisição da Instituição. Mais recentemente, destaca-se a aquisição de bicicletas elétricas e convencionais a disponibilizar em locais estratégicos do IPC e a renovação do Galardão Eco-Escolas por todas as UO de Ensino, como resultado do trabalho desenvolvido por um planeta mais verde e um estilo de vida mais ativo e saudável, salientando-se o percurso contínuo que se ambiciona continuar a traçar.

Importa referir que a Coimbra Business School | ISCAC faz parte da Aliança ODS desde janeiro de 2020 e tem duas docentes nomeadas embaixadoras desde 2017, Rosa Nunes e Fátima Conde. Já a Escola Superior Agrária (ESAC), adotou em junho de 2019 o Compromisso das Instituições de Ensino Superior com o Desenvolvimento Sustentável.

A missão da Aliança ODS Portugal é sensibilizar, informar, concretizar, monitorizar e avaliar a contribuição do setor empresarial para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no plano nacional, não anulando a possibilidade de envolvimento em projetos internacionais, nomeadamente de países abrangidos pela Cooperação Portuguesa e Europeia. Para concretizar esta missão, a Aliança pretende disponibilizar instrumentos desenvolvidos pelo UNGC e outras Agências da ONU, criar e manter canais de troca de informação com as partes interessadas, criar e manter comissões especializadas por ODS, organizar eventos e apoiar iniciativas académicas, de empresas, da Administração Pública ou da sociedade civil, entre outras atividades.

 

In Jornal do IPC n.º 12