Campanha de solidariedade em conjunto com as Associações de Estudantes

O Politécnico de Coimbra associa-se ao esforço solidário que tem vindo a mobilizar várias entidades e está a organizar, em conjunto com as suas Associações de Estudantes, uma campanha de recolha de bens destinada a apoiar as pessoas afetadas pelo recente fenómeno meteorológico que atingiu, em particular, a região Centro.

Os bens podem ser doados nos pontos de recolha definidos em todas as escolas do IPC – Escola Superior Agrária – Associação de Estudantes; Escola Superior de Educação – Hall de entrada; Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital – Cantina; Escola Superior de Tecnologia da Saúde: Receção da Escola; Coimbra Business School ISCAC – Junto ao multibanco (com o apoio do Voluntas); Instituto Superior de Engenharia: Gabinete de Imagem e Relações Públicas (Departamento de Física e Matemática) – e também na receção dos Serviços Centrais (S. Martinho do Bispo).

Pede-se à comunidade que faça chegar doações de alimentos não perecíveis (enlatados, arroz, massa, bolachas, cereais, azeite, óleo, açúcar, sal, leite e papas infantis), bens para animais (rações, areia para gato e outros produtos); produtos de higiene pessoal (pasta e escovas de dentes, fraldas, toalhitas húmidas, papel higiénico); produtos de limpeza (detergentes, esfregonas, panos, baldes, luvas, sacos do lixo); outros bens úteis (lanternas, pilhas, extensões elétricas).

A Presidência do Politécnico de Coimbra entrou ainda em contacto com os estudantes da instituição via email, no sentido de identificar elementos da comunidade que tenham sido diretamente afetados e que necessitem de apoio, encaminhando-os para os Gabinetes de Apoio ao Estudante existentes em todas as escolas. “Este contacto permitirá identificar as necessidades existentes e avaliar de que forma poderemos ajudar, dentro das nossas possibilidades, de modo célere e adequado a cada situação”, concretiza Cândida Malça, presidente do Politécnico de Coimbra. A responsável realça ainda os vários contactos recebidos de elementos da comunidade do IPC que pretendem dar o seu contributo e que podem, assim, juntar-se a este movimento solidário.

Num primeiro momento, a campanha de recolha de bens está a decorrer até dia 6 de fevereiro (sexta-feira), prevendo-se o prolongamento da campanha enquanto se entender útil. O destino das doações será definido conforme as necessidades identificadas no momento, abrangendo os distritos da região Centro.

Cartaz_Campanha IPC_Solidariedade

03.02.2026