Candidaturas abertas para os Prémios do Politécnico de Coimbra 2024

Estão abertas, até dia 5 de maio de 2024, as candidaturas para os Prémios do Politécnico de Coimbra que pretendem premiar o mérito desportivo, científico e envolvimento social e cultural da nossa comunidade. Estes prémios serão atribuídos na Cerimónia Comemorativa da Instituição, que decorrerá no dia 12 de julho, no Convento São Francisco.

O Prémio Atleta do Politécnico de Coimbra tem como principal objetivo reconhecer um estudante, docente, investigador ou profissional não docente do Politécnico de Coimbra (num máximo de três atletas) que se distinga enquanto praticante desportivo de alto rendimento, representante numa seleção nacional e/ou como representante de denotado mérito desportivo (1º, 2º e 3º lugar) do Politécnico de Coimbra ou das suas estruturas estudantis, em Campeonatos Nacionais ou Internacionais Universitários (FADU, EUSA, FISU), e que tenha colaborado na promoção e dignificação da imagem do Politécnico de Coimbra na sociedade.

Os Prémios Ciência & Inovação visam a valorização, reconhecimento e a promoção do trabalho científico da comunidade académica e de investigação do IPC, estando divididos em três categorias: “Investigador”, “Investigador Jovem” e “Ciência+”. O Prémio “Investigador do Politécnico de Coimbra” destina-se a reconhecer doutorados que exerçam funções de docente, investigador ou profissional não docente no IPC e que se tenham destacado por uma intervenção particularmente relevante na área da ciência e atribui uma bolsa no valor de 1.500 euros para aplicação em atividades de âmbito científico do próprio. O Prémio “Investigador Jovem do Politécnico de Coimbra” destina-se a reconhecer todos os estudantes, ou diplomados há menos de 1 ano do IPC, com idade inferior a 35 anos, que se tenha destacado por uma intervenção particularmente relevante na área da ciência e atribui uma bolsa no valor de 1.000 euros para aplicação em atividades de âmbito científico do próprio. O Prémio “Ciência+ do Politécnico de Coimbra” destina-se a reconhecer uma equipa de investigadores do IPC que se tenha destacado pela sua atividade de Investigação Aplicada e atribui uma bolsa no valor de 3.000 euros para aplicação em atividades de âmbito científico da equipa.

O Prémio Sociedade do Politécnico de Coimbra tem como principal objetivo reconhecer os membros da comunidade do IPC que apresentem um projeto relevante para a promoção do desenvolvimento regional e/ou nacional e atribui uma bolsa no valor de 1.500 euros, a gerir pelo vencedor ou vencedores, para aplicação na sua atividade de desenvolvimento.

O Prémio Inspirados pela Coragem do Politécnico de Coimbra tem como principal objetivo reconhecer os membros da comunidade do IPC (num máximo de três membros ou grupos de membros) que dedicam tempo, recursos próprios e se envolvem em causas que provocam uma mudança positiva e reconhecida na/pela sociedade, de modo a que o seu exemplo inspire outros membros a este tipo de intervenção e ação construtiva. São elegíveis projetos ligados ou enquadrados numa instituição, associação, ONG ou afins.

Os regulamentos podem ser consultados em: https://www.ipc.pt/sobre/documentos/estatutos-e-regulamentos/ e as candidaturas decorrem exclusivamente online nos seguintes links: