Canoísta do IPC distinguida com Prémio Atleta Feminina do Ano da FADU
A canoísta Beatriz Fernandes, estudante-atleta do Politécnico de Coimbra, foi distinguida com o Prémio Atleta Feminina do Ano na XV Gala do Desporto Universitário promovida pela Federação Académica do Desporto Universitário (FADU).
O evento pretendeu celebrar as conquistas dos estudantes-atletas, treinadores e equipas que, ao longo da época de 2023/2024, se destacaram no panorama desportivo universitário, tanto a nível nacional como internacional.
Beatriz Fernandes é estudante na licenciatura de Fisiologia Clínica na Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Politécnico de Coimbra (ESTeSC-IPC), conciliando os estudos com a modalidade de Canoagem.
Esta distinção chega depois de uma temporada coroada por êxitos, nomeadamente com o título de Campeã do Mundo Universitária em C1 500 e de C2 200 em dupla com Inês Penetra, também estudante-atleta do Politécnico de Coimbra, no Campeonato do Mundo Universitário de Canoagem (FISU Canoe World Championships) em representação da Seleção Nacional Universitária, que decorreu no verão passado em Montemor-o-Velho, aos quais se juntam ainda os títulos de Campeã Nacional Universitária de C1 200 e de vice-campeã Nacional Universitária em C1 500.
Segundo a atleta, é muito bom ter recebido este prémio após uma época complicada, acrescentando que esta distinção mostra que é possível fazer as duas coisas – estudar e competir – com sucesso. A iniciar uma nova época desportiva, a atleta afirma que o grande objetivo é trabalhar para estar nos próximos Jogos Olímpicos.
Ana Ferreira, vice-presidente do IPC com a coordenação da área do Desporto, felicita a atleta por esta conquista, salientando o esforço realizado por todos os estudantes-atletas que conseguem conciliar os estudos com uma atividade tão exigente como é o desporto de alta competição. “O Politécnico de Coimbra quer assegurar que os nossos estudantes têm condições para realizarem os seus sonhos, não só a nível académico, mas também desportivo, e por isso tem vindo, cada vez mais, a apostar na melhoria de condições para os seus estudantes-atletas, nomeadamente com a criação do Estatuto do Estudante-Atleta e com apoios às modalidades desportivas no IPC”, refere.
14.11.2024