Centro Cultural do IPC abre inscrições para OVNI – Orquestra Vozes Novas e Intermusicalidades

Há sons que vêm de todos os lados – dos corredores, dos laboratórios, dos pátios, das teclas dos portáteis, das vozes que se cruzam entre aulas e cafés. Há quem toque, quem cante, quem programe, quem apenas sinta o ritmo. E há uma vontade comum: transformar essa diversidade em som coletivo estica e socialmente organizado, no espaço e no tempo.

O Instituto Politécnico de Coimbra, através do Centro Cultural do Penedo da Saudade, lança a OVNI – Orquestra Vozes Novas e Intermusicalidades, um projeto aberto a toda a comunidade académica do IPC e membros externos. Estudantes, docentes, técnicos, investigadores, diplomados, aposentados, artistas, curiosos, músicos e não-músicos, afinados e desafinados são convidados a integrar este projeto.

O projeto, sob coordenação artística de Hélder Bruno, é um corpo sonoro inconvencional – uma mistura de vozes, instrumentos, samplers, laptops, batimentos e respirações. Não procura a perfeição! Procura, sim, o encontro, o inesperado, o som que ainda não foi identificado. É música criada a partir de um coletivo heterogéneo, diverso e inclusivo, onde todas as vozes contam.

Quem pode fazer parte do Projeto OVNI:

  • instrumentistas com ou sem formação, com ou sem experiência;
  • cantores, com ou sem formação, com ou sem experiência;
  • produtores caseiros que fazem música nos portáteis;
  • “afinados” ou “desafinados”.

Os ensaios semanais decorrem às segundas-feiras, das 18h30 às 20h30, na Escola Superior de Educação de Coimbra. As inscrições estão abertas e as sessões terão início em janeiro de 2026.

INSCRIÇÃO