Coimbra acolheu Cimeira Anual e Conferência Internacional da UNIgreen
O Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) acolheu, entre os dias 4 e 6 de fevereiro, a 4.ª Cimeira da UNIgreen, Aliança Europeia dedicada à Agricultura Sustentável, Biotecnologia Verde, Ciências do Ambiente e Ciências da Vida. O evento reuniu cerca de uma centena de participantes das oito instituições europeias que integram a Aliança, incluindo representantes da Assembleia Geral, do Board of Directors, dos Conselhos Científico e Pedagógico, bem como estudantes e coordenadores das equipas técnicas.
A Presidente do IPC, Cândida Malça, teve a honra de receber os parceiros europeus em Coimbra, sublinhando que esta Cimeira constituiu um momento estratégico para o reforço da parceria e para a definição das próximas etapas da estratégia comum da UNIgreen. Para a responsável, o balanço é claramente positivo, destacando a consolidação do compromisso institucional do IPC com a construção de uma Universidade Europeia orientada para a sustentabilidade, a inovação e a cooperação internacional.
Tomás Lorenzana, coordenador geral da UNIgreen, realça a grande participação de parceiros e estudantes na conferência internacional, a forma como decorreram as reuniões transversais e também o momento importante que a aliança atravessa, com a proposta de renovação da candidatura à Comissão Europeia. “Os outcomes da cimeira são muito positivos, estamos num período muito importante, em que apresentamos uma proposta de renovação da aliança por dois anos e estamos a trabalhar arduamente neste cenário”, explica, sublinhando a incorporação de novos parceiros da Alemanha e Finlândia na UNIgreen e assegurando que a aliança espera atingir todos os objetivos (KPI) a que se propôs nesta fase de conclusão do período de financiamento.
Conferência Internacional destacou o papel das parcerias na transição verde
No dia 4 de fevereiro realizou-se a Conferência Internacional subordinada ao tema “Building Partnerships between Academia, Industry and Community for the Green Transition: the Role of UNIgreen”, que reuniu, para além dos representantes das universidades parceiras, membros da comunidade académica, entidades empresariais e sociedade civil.
O programa incluiu uma palestra do Professor Carlos Henggeler Antunes, docente da Universidade de Coimbra e diretor do INESC Coimbra, bem como uma mesa-redonda dedicada à apresentação de projetos inovadores como o projeto ECLECTIC e o Coimbra LLM – SHIFT Coimbra, assim como os projetos e atividades que o CoLAB ForestWISE tem realizado em parceria com o IPC. Contou ainda com a intervenção do presidente da Comissão Executiva do FAIRe Portugal que realçou o papel dos estudantes na construção das Universidades Europeias. O debate evidenciou a importância das parcerias entre academia, indústria e comunidade como motor da transição verde e do desenvolvimento sustentável.
Órgãos da Aliança avaliaram o trabalho desenvolvido e ajustaram metas
Ao longo dos três dias decorreram as reuniões formais dos diferentes órgãos de governação da Aliança, com o objetivo de avaliar o trabalho desenvolvido, analisar indicadores de desempenho (KPI) e ajustar metas para o próximo ciclo de implementação.
Foi consolidada a integração de novos parceiros da Alemanha (Weihenstephan-Triesdorf University of Applied Sciences ) e da Finlândia (Centria University of Applied Sciences), reforçando a dimensão e diversidade da Aliança. No âmbito da Assembleia Geral, foram eleitos os novos responsáveis pela sua liderança: como Presidente, Ragnheiður Inga Þórarinsdóttir Reitora da Universidade da Islândia, e como Vice-Presidente, Anzalone Salvatore, Reitor da University College of the Province de Liège (HEPL).
Foram ainda aprovados relatórios anuais, apresentado o catálogo de cursos disponíveis para a comunidade académica no website da UNIgreen e discutido o relatório de qualidade referente ao último período de avaliação.
O Student Council realizou também a sua reunião presencial, reforçando o papel central dos estudantes na construção da Universidade Europeia. As sessões conjuntas temáticas, reuniões estratégicas e momentos de networking permitiram aprofundar sinergias, promover alinhamento institucional e consolidar o planeamento futuro da Aliança.
Impacto estratégico para o IPC e para os estudantes
Para o Politécnico de Coimbra, a organização deste evento internacional representou não apenas o reforço do seu posicionamento europeu, mas também uma oportunidade interna de aprofundar o conhecimento sobre o que significa integrar a UNIgreen.
A Cimeira permitiu às Unidades Orgânicas do IPC compreender melhor as possibilidades de colaboração com os parceiros europeus, potenciando projetos conjuntos de investigação, inovação pedagógica e mobilidade académica.
Para os estudantes, a participação numa Universidade Europeia traduz-se numa mais-valia concreta: acesso a experiências internacionais, mobilidade académica facilitada, contacto com diferentes culturas europeias e desenvolvimento de competências essenciais para um mercado de trabalho global. Integrar a UNIgreen é, assim, um contributo para a formação de cidadãos mais preparados, mais conscientes e mais capacitados para responder aos desafios da Europa e da transição verde.
Formação reforçou competências dos técnicos dos Gabinetes de Relações Internacionais e de Gestão de Projetos
No dia 3 de fevereiro realizou-se ainda o UNIgreen Training Workshop for Mobility Officers, que reuniu presencialmente técnicos dos Gabinetes de Relações Internacionais e de Gestão de Projetos Internacionais das instituições parceiras. Esta ação constituiu uma oportunidade estratégica de capacitação profissional, reforçando competências técnicas e promovendo uma atuação mais eficaz e alinhada com as prioridades europeias para o ensino superior.
18.02.2025