Comunidade limpa margens do Rio Mondego em ação de sensibilização ambiental
O Politécnico de Coimbra (IPC) promoveu uma ação de limpeza das margens do Rio Mondego no passado sábado, 1 de julho, que juntou estudantes, docentes e funcionários não docentes do IPC. Uma ação de sensibilização para a promoção da saúde (com uma descida do rio em Kayak) e a promoção da saúde ambiental (com a recolha de resíduos para reciclagem e/ou tratamento), que foi dinamizada pelo Serviço de Saúde Ocupacional e Ambiental e pelo Gabinete de Desporto.
A atividade decorreu no percurso entre as localidades de Carvoeira, Penacova e Torres do Mondego, Coimbra, com paragens para o grupo de participantes realizar as ações de recolha de lixo.
Segundo Jorge Conde, presidente do Politécnico de Coimbra, a ação permitiu a recolha de 20 sacos de resíduos (entre plásticos, beatas, bocados de madeiras, garrafas de vidro, latas, papéis), e pretendeu, essencialmente, “contribuir para alertar para a necessidade da proteção do ambiente, nomeadamente para os problemas colocados pelas alterações climáticas”. Por outro lado, acrescentou, “é uma ação integrada na promoção da saúde, incentivando à atividade física e à manutenção de hábitos de atividade física e vida saudável”.
Esta ação de voluntariado e de atividade desportiva fo realizada no âmbito do Projeto “Politécnico de Coimbra +Sustentável”, que tem como principal objetivo a adoção de medidas estratégicas sustentáveis em toda a Instituição com vista à mudança de comportamentos, de forma a garantir o futuro da Instituição e das gerações futuras, salvaguardando a saúde ambiental e qualidade de vida, não só dos estudantes e dos trabalhadores, mas também da comunidade envolvente. Foi também no âmbito dos Programas Eco-Escolas e EcoCampus que têm sido desenvolvidos nas escolas e institutos do Politécnico de Coimbra e que têm promovido um conjunto de atividades dentro da Instituição, mas também fora de portas com a comunidade externa.
03.07.2023