Projetos inovadores do Politécnico de Coimbra podem candidatar-se ao INOVC+ até 23 de novembro

O Politécnico de Coimbra (IPC), através da sua unidade orgânica INOPOL – Academia de Empreendedorismo, tem candidaturas aberta a 2ª fase de candidaturas para o Concurso de Projetos de Ignição e Provas de Conceito INOVC+, uma iniciativa que pretende incentivar docentes e investigadores do IPC a explorar o potencial comercial dos resultados das suas atividades de I&D+I.

O concurso destina-se a apoiar projetos que apresentem resultados promissores e potencial de inovação, mas que necessitam de validação adicional para avançar para o mercado. O objetivo é promover a elaboração de projetos piloto, soluções teste, prototipagem de produtos ou serviços e provas de conceito que contribuam para a valorização e transferência de conhecimento gerado no seio do Politécnico.

Destinatários 

Podem candidatar-se, individualmente ou em parceria, todos os docentes e investigadores do IPC que desenvolvam atividades de investigação.

Serão elegíveis projetos que:

  • visem a elaboração de testes ou prototipagem de produtos ou serviços resultados com potencial de valorização comercial de resultados de investigação;
  • proponham soluções inovadoras;
  • promovam a divulgação científica, participação e compromisso público;
  • já tenham demonstrado resultados positivos em I&D, mas necessitem de validação adicional;
  • se encontrem numa fase em que o financiamento tradicional de I&D já não é aplicável e o investimento privado ainda não é viável.

Por outro lado, não serão considerados projetos que não demonstrem aplicabilidade comercial clara, que se limitem a abordagens existentes ou tradicionais sem vantagem competitiva, que se destinem apenas a pesquisa básica ou que já tenham obtido financiamento prévio.

Apoio financeiro e prazos

O Politécnico de Coimbra disponibiliza um apoio financeiro máximo de 5.000 euros por projeto, limitado à dotação orçamental disponível.

Os projetos devem ser desenvolvidos com recursos e infraestruturas do IPC, de acordo com os seguintes prazos:

  • 1.ª fase de execução: até 30 de junho de 2026
  • 2.ª fase de execução: até 31 de dezembro de 2026

Candidaturas

Os interessados deverão submeter o formulário de candidatura devidamente preenchido e o curriculum vitae de todos os promotores, para o e-mail inopol.pi@ipc.pt até dia 23 de novembro de 2025.

Mais informações e o regulamento completo do concurso encontram-se disponíveis em Projetos de ignição e provas de conceito – INOPOL Academia de Empreendedorismo