Curso de Língua e Cultura Portuguesa ajuda a integrar estudantes Erasmus

Decorreu entre os dias 4 e 15 de setembro, mais uma edição do Curso de Língua e Cultura Portuguesa, destinada a estudantes em mobilidade Erasmus no Politécnico de Coimbra (IPC).

Durante duas semanas, 15 estudantes provenientes de 6 nacionalidades – Polónia, Itália, Espanha, República Checa, Países Baixos e Costa Rica adquiriram competências e aprenderam mais sobre a cultura do país que os acolhe nos próximos meses. O curso decorre, em cada ano letivo antes do início do 1º semestre. Com duração de 40 horas e a atribuição de 3 ECTS, os conteúdos temáticos das aulas de Português, de nível A1, têm como objetivo dotar os participantes das competências que lhes permitam lidar com os aspetos essenciais do seu quotidiano, isto é, compreender e expressar em língua portuguesa as questões básicas de natureza pessoal, social e espacial que facilitem a sua integração na cidade e no país.

Com a organização do Serviço de Relações internacionais e a colaboração do Centro Cultural Penedo da Saudade, o curso decorreu nesta unidade cultural do IPC, onde, para além das aulas, asseguradas pela docente da Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra, Ana Bela Lopes, se desenvolveram workshops e atividades ligadas às artes e tradições da região como jogos, cerâmica e música tradicional portuguesa.

Um dos momentos especiais do curso foi o Roteiro Cultural realizado ao Município de Cantanhede e organizado no dia 15 com o apoio da Câmara Municipal. Os estudantes tiveram a oportunidade de visitar o edifício dos Paços do Concelho e vários locais históricos da vila. O dia terminou na praia da Tocha onde os alunos puderam testemunhar ao vivo a prática de pesca de cerco e arrasto e de conhecer o Centro de Interpretação de Arte Xávega (CIAX), onde foi servido um lanche com produtos regionais oferecido pelo Município.

Segundo Maria João Cardoso, pró-presidente para a área das Relações Internacionais do Politécnico de Coimbra, a organização está “muito satisfeita” com o curso de língua e cultura portuguesa. “A cada nova edição a avaliação dos participantes é muito boa e demonstrativa da concretização plena dos objetivos e da relevância que o curso tem para a integração dos estudantes. Este ano alguns dos participantes inscreveram-se por recomendação de colegas que estiveram connosco em anos anteriores o que traduz bem o impacto positivo que o curso tem nos estudantes”, sublinha a responsável, realçando também a colaboração da Câmara Municipal de Cantanhede no Roteiro Cultural que encerrou a edição de 2023.

 

 

 

 

18.09.2023