Escolas do IPC recebem distinção pelo trabalho desenvolvido na área ambiental

O Politécnico de Coimbra foi distinguido pelo trabalho desenvolvido na área ambiental durante a 1ª Conferência Internacional EcoCampus, que teve lugar no passado dia 26 de abril, organizada pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE). No evento, o IPC recebeu uma distinção simbólica pelo trabalho realizado em prol de um desenvolvimento mais sustentável e amigo do ambiente, em consonância com Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas. Recorde-se que em novembro de 2022 todas as seis escolas / institutos do IPC receberam a distinção EcoCampus, referente ao triénio 2022-2025, sendo o maior EcoPolitécnico do país – especificamente, o campus conjunto da Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC IPC) e da Coimbra Business School (ISCAC IPC), a Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC IPC), a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH IPC), a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (ESTeSC IPC), no campus conjunto com a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, e o Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC IPC).

Esta conferência decorreu na Escola Superior de Educação de Lisboa e teve como principal objetivo a reflexão sobre o papel do Ensino Superior na implementação da Agenda 2030 e a troca de experiências, particularmente entre as Eco-Escolas do Ensino Superior e a Foundation for Environmental Education (FEE). Nesse sentido, para além dos conhecimentos partilhados sobre a construção e gestão dos campi universitários sustentáveis, foram ainda realizados(as) workshops, apresentações de pósteres e artigos científicos.

Ana Ferreira, vice-presidente do Politécnico de Coimbra, expressou um profundo orgulho pelo percurso realizado por todas as unidades orgânicas de ensino da instituição na área da sustentabilidade, referindo que “este reconhecimento espelha o compromisso inabalável do Politécnico de Coimbra com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental. Estamos empenhados em continuar a liderar pelo exemplo, promovendo práticas e iniciativas que não só respeitem o ambiente, como também contribuam ativamente para a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.”, reforçando, ainda, que este feito é o resultado do “trabalho dedicado de toda a nossa comunidade académica, destacando-se a aposta dos presidentes das nossas escolas e a dedicação e empenho dos respetivos Coordenadores Eco-Escolas e EcoCampus e dos Técnicos do Serviços de Saúde Ocupacional e Ambiental da Instituição em prol de um futuro mais sustentável e saudável para todos”.