IPC acolhe conferência sobre o contributo das IES para um futuro mais verde
Cerca de 175 participantes de Instituições de Ensino Superior (IES) de todo o país estiveram presentes na 7.ª Conferência Campus Sustentável (CCS 2025), coorganizada pela Rede Campus Sustentável e pelo Politécnico de Coimbra, realizada nos dias 16 e 17 de outubro, no Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra (ISCAC). Sob o tema “Sustentabilidade em Ação: Conexão entre Instituições de Ensino Superior e Comunidade para um Futuro Verde”, esta conferência pretendeu destacar o papel transformador das IES na formação de cidadãos e líderes comprometidos com um futuro mais sustentável.
O evento teve como propósito fomentar a cocriação de soluções, a partilha de conhecimentos e o intercâmbio de boas práticas nas (IES) que contribuam para a implementação de medidas em prol do desenvolvimento sustentável, ampliando o impacte das IES enquanto agentes catalisadores da mudança. Estudantes, docentes e investigadores apresentaram cerca de 80 apresentações orais e 35 e-pósteres em temas como economia circular, produção alimentar sustentável, gestão de resíduos, eficiência energética e uso racional da água, igualdade de género, ruído, saúde e bem-estar, entre outros.
Durante o evento decorreu ainda o encontro anual dos membros da RCS, onde foram debatidos os principais desafios para o futuro da rede, nomeadamente da eventual maior formalização do papel das IES neste movimento. A Rede Campus Sustentável – Portugal visa a cooperação entre pessoas de IES nacionais, para a implementação dos princípios e a promoção do desenvolvimento sustentável. Tem como principais objetivos partilhar conhecimentos, iniciativas e casos de sucesso, promover ações conjuntas dentro da temática Campus Sustentável e trabalhar questões de sustentabilidade nas instituições de ensino superior portuguesas para, assim, contribuir para uma sociedade mais sustentável.
A próxima edição da Conferência Campus Sustentável (CCS 2026) decorrerá na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria, em Peniche.
21.10.2025