IPC colabora na elaboração da Carta Educativa de Castanheira de Pera
O Politécnico de Coimbra (IPC) e o Município de Castanheira de Pera vão colaborar na revisão da Carta Educativa municipal, com o intuito de preparar a gestão estratégica desta área para a próxima década no Concelho, impactando positivamente as novas gerações e o desenvolvimento da região.
Em resposta ao desafio colocado pelo Município de Castanheira de Pera, o IPC constituiu uma equipa, coordenada por Rui Antunes, presidente da Escola Superior de Educação do Politécnico de Coimbra, com o objetivo de realizar a revisão da Carta Educativa municipal. Trata-se de um documento estratégico que pretende responder às premissas definidas na lei, mas sobretudo ser um instrumento dinâmico de desenvolvimento do concelho, dando resposta aos desafios demográficos, de retenção e atração da população e sobretudo do desenvolvimento socioeconómico da região.
Os trabalhos arrancaram no dia 11 de abril, com a assinatura do contrato e com a apresentação das equipas de ambas as instituições que vão trabalhar em conjunto durante os próximos meses.
Na sessão, o Presidente do Politécnico de Coimbra, Jorge Conde, manifestou a sua satisfação com a parceria estabelecida e a oportunidade de contribuir para “transformar o território” e afirmou que há muito a fazer na área da Educação, no sentido de adaptar o ensino às novas apetências dos jovens e de apoiá-los na escolha dos cursos que vão frequentar no Ensino Superior. “A carta educativa é um dos instrumentos importantes para ajudar a transformar o setor da Educação em Portugal”, referiu.
Já o Presidente do Município de Castanheira de Pera, António Henriques, realçou a importância desta ferramenta para o planeamento e ordenamento dos recursos educativos, enquanto instrumento prospetivo na gestão estratégica municipal na área da educação para a próxima década. O autarca manifestou a expetativa que a carta educativa “possa contribuir para que as bases e o processo de decisão saiam mais fortalecidos naquilo que é a definição do aluno, ao ser direcionado para ter uma profissão e para seguir os estudos no Ensino Superior, se assim o entender”.
A aproximação do Politécnico de Coimbra aos municípios do território, no âmbito do projeto @GIR/Gabinetes de Inovação Regional, tem-se materializado no apoio às instituições e empresas dos vários concelhos, mas também numa estreita colaboração com os municípios no sentido de dar resposta aos seus desafios atuais e futuros.
12.04.2023