IPC e Câmara Municipal da Praia (Cabo Verde) afirmam parceria
O Politécnico de Coimbra e a Câmara Municipal da Praia (Ilha de Santiago, Cabo Verde) celebraram hoje, dia 13 de fevereiro, um Protocolo de Cooperação com a finalidade de abrir oportunidades de formação em ciclos de estudos de Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP), Licenciatura e Mestrado a alunos indicados pela autarquia, com ensino secundário completo, para ingresso em ciclos de estudo a vigorar no IPC.
O Município ficará responsável pela recolha documental e encaminhamento dos processos de candidatura dos estudantes do seu município ao IPC, sendo que os estudantes beneficiarão dos mesmos procedimentos de seriação e colocação que os alunos portugueses e internacionais.
Para o Presidente do IPC, Jorge Conde, a instituição tem todo o interesse em “criar condições para receber os estudantes deste concelho e a contribuir para resolver problemas que tenham” e a que os serviços do IPC possam dar resposta, como no caso da formação a trabalhadores da autarquia. O responsável frisou ainda que o Politécnico de Coimbra se tem empenhado em reforçar a ligação com Cabo Verde, através de visitas institucionais e sessões de esclarecimento realizadas em escolas e colégios daquele país.
Segundo o Presidente da Câmara Municipal da Praia, Francisco Avelino Vieira de Carvalho, é importante colmatar a falta de formação universitária dos jovens cabo-verdianos, que até recentemente precisavam fazer a sua formação fora do país, porque “sem apostar nos jovens não há desenvolvimento”. Também no aspeto da formação dos trabalhadores da autarquia, o responsável considerou “fundamental” mais formação, pelo que vão ser criados mecanismos para aproveitar essa oportunidade o mais possível.
13.02.2023