IPC e CM de Coimbra dinamizam Feira de Prevenção de Resíduos

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra e o Politécnico de Coimbra (IPC) aliaram-se na dinamização da “Feira de Prevenção dos Resíduos”, que decorreu de 20 a 22 de novembro no Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia, no âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos. A Feira, este ano com o tema dedicado às embalagens, incluiu a realização de diversas atividades e workshops, com enfoque na sensibilização do público para a redução dos resíduos de embalagens produzidos.

O evento foi dirigido à população em geral, mas com principal enfoque nas crianças e jovens de várias escolas do concelho de Coimbra. Ao longo de três dias realizaram-se vários workshops e atividades com o objetivo de sensibilizar para a reutilização de embalagens dando-lhes uma nova vida, prevenção e separação de resíduos, consumo consciente da água da torneira e redução da produção de garrafas de plástico. O programa integrou as seguintes iniciativas: Workshop Eco-Frascos e Eco-Embalagens; Workshop “Produtos de Cosmética Sustentável”; Workshop Compostagem de Biorresíduos; Exposição Rios de energia: laboratório vivo de energias renováveis; Apresentação do Projeto CoolAsphalt: reciclagem total de misturas betuminosas com óleo alimentar usado como rejuvenescedor; Exposição “Resíduos a Circular”; Workshop de criação de sacos de pão e “eco-tshirt” a partir de roupa usada; Troca e doação de roupa; Atividades didáticas para crianças.

A feira contou com a colaboração de todas as escolas do IPC localizadas em Coimbra e com participação da ERSUC – Resíduos Sólidos Do Centro, S.A., das Águas de Coimbra, das Águas do Centro Litoral e da iniciativa Pacto Português para os Plásticos.

A Semana Europeia da Prevenção de Resíduos tem como intuito chamar a atenção do público para as áreas relacionadas com hábitos de consumo insustentáveis. Tem inúmeros objetivos, entre os quais, mobilizar e encorajar os cidadãos europeus a aumentar a conscientização sobre a redução de resíduos, reutilização de produtos e estratégias de reciclagem de materiais. O tema deste ano é “Embalagens – Não te deixes embrulhar!”. Recorde-se que, as embalagens têm um enorme impacte ambiental. Em termos de utilização de material virgem, 40% dos plásticos e 50% do papel utilizados na União Europeia (UE) destinam-se a embalagens, ao passo que, olhando para a fase final da vida, representam 36% dos resíduos sólidos urbanos. A produção total de resíduos de embalagens na UE aumentou de 66 milhões de toneladas em 2009 para 78,5 milhões de toneladas em 2019 (cerca de 173 kg por habitante).

23.11.2023