IPC assina protocolo com a FCCN para acesso a plataforma de Inteligência Artificial

O Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) assinaram um protocolo de colaboração que permitirá à comunidade académica do IPC o acesso a ferramentas de Inteligência Artificial (IA) através da plataforma IAedu.

A plataforma, desenvolvida pela FCT através da sua unidade de serviços digitais FCCN, pretende afirmar-se como o novo serviço digital da FCT dedicado à democratização do acesso à Inteligência Artificial. Através desta plataforma, estudantes, docentes e investigadores poderão utilizar diversos modelos de IA de forma gratuita e segura, com autenticação única e federada.

O principal objetivo é promover a equidade no acesso às tecnologias emergentes, evitando desigualdades no acesso e apoiando a inovação e a aprendizagem no ensino superior e na investigação científica. Ao disponibilizar ferramentas avançadas de IA, o IAedu permitirá aumentar a eficiência e a produtividade na produção de conhecimento e na investigação, contribuindo para o desenvolvimento de projetos académicos e científicos. O acesso é gratuito, estando sujeito aos termos e condições de utilização responsável definidos pela FCT/FCCN.

 

No âmbito do protocolo assinado entre ambas entidades foram disponibilizados os seguintes links de acesso à IAedu.