IPC é o primeiro associado português da FAUBAI

O Politécnico de Coimbra (IPC) é, oficialmente, associado da FAUBAI – Associação Brasileira de Educação Internacional, a maior associação de Instituições de Ensino Superior no Brasil. O IPC torna-se assim a primeira Instituição de Ensino Superior portuguesa a ser membro da FAUBAI e a segunda a nível internacional.

A adesão foi aprovada em Assembleia Geral da FAUBAI, no dia 17 de abril, sendo o IPC representado pela pró-presidente para a área das Relações Internacionais, Maria João Cardoso. A cerimónia teve lugar durante a Conferência FAUBAI 2023 que decorreu de 15 a 19 de abril.

Para o presidente do IPC, Jorge Conde, a adesão à FAUBAI pelo Politécnico de Coimbra “é a prova da aposta que vimos fazendo na internacionalização e especialmente na proximidade ao mundo lusófono”. “Estamos cientes da importância e da responsabilidade que temos vindo a assumir e estamos confiantes no papel cada vez maior que nos cabe”, afirma o responsável.

A FAUBAI conta com mais de 200 associados e atua na ampliação do processo de internacionalização das instituições de ensino superior brasileiras, na promoção do sistema de educação brasileira no exterior e na capacitação profissional de seus associados. Segundo Jorge Conde, a FAUBAI é uma das mais importantes redes da América Latina e representa “um dos universos mais interessantes para parcerias nos países lusófonos. Não podíamos por isso deixar de nos integrar neste universo”, garante.

Segundo o presidente da FAUBAI, José Celso Freire Junior, a associação “tem passado por uma grande transformação nos últimos tempos. Novos programas e novos olhares, inclusive para o exterior”. Nesse sentido, abriu a possibilidade de que Instituições de Ensino Superior de outros países pudessem integrar a Associação. “Assim, para nós é um grande prazer contar com o Instituto Politécnico de Coimbra como um novo membro da FAUBAI. Certamente esta participação permitirá que novas e frutíferas parcerias sejam construídas. Contem connosco para ajudar no que for possível. E muito obrigado pela confiança”, afirma o responsável.

 

Da esquerda para a direita: Presidente da FAUBAI José Celso Freire Junior, Pró-presidente do IPC Maria João Cardoso, Diretora Executiva da FAUBAI Renée Zicman e Vice-Presidente da FAUBAI Waldenor Barros Moraes Filho

 

20.04.2023