IPC é parceiro em projeto europeu de turismo sustentável “COIMBRA ST LLM”

O Politécnico de Coimbra é parceiro do projeto de turismo sustentável intitulado “COIMBRA ST LLM”, que viu recentemente aprovada uma candidatura ao programa “European Urban Initiative”. Esta candidatura foi a única portuguesa a ser selecionada e implica um financiamento de 4,9 milhões de euros (M€) para a sua implementação.

Este projeto, liderado pela Câmara Municipal de Coimbra tem como parceiros, para além do Politécnico de Coimbra, a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC), o Turismo de Portugal, a Universidade de Coimbra, Instituto Pedro Nunes, a Present Technology e a Inova +. Estes parceiros vão, agora, trabalhar em conjunto na implementação das ações e das medidas propostas.

O Politécnico de Coimbra será responsável pelas principais tarefas relacionadas com o desenvolvimento e implementação de mecanismos e ferramentas que possam gerar uma força de trabalho qualificada e adaptada aos desafios de transformar a Região de Coimbra num destino turístico sustentável.

A candidatura vai ainda permitir o desenvolvimento de ferramentas de monitorização e de apoio ao desenvolvimento de práticas turísticas mais sustentáveis, que vão contribuir para responder a desafios associados à mobilidade, à criação de emprego, à qualidade do serviço prestado e à perceção dos residentes sobre o impacto do turismo.

A European Urban Initiative é uma iniciativa europeia que visa apoiar cidades na implementação de projetos inovadores para tornar as áreas urbanas mais sustentáveis, inclusivas e resilientes, apresentando um projeto de turismo sustentável.

24.05.2024