IPC participa na promoção e dinamização dos “Queijos do Centro de Portugal”
O Politécnico de Coimbra integra a direção da Estratégia de Eficiência Coletiva (EEC) do Programa de Valorização Económica dos Recursos Endógenos (Provere) para os Queijos do Centro de Portugal.
Trata-se de um consórcio que integra 38 entidades signatárias originais que vão trabalhar em conjunto para impulsionar a competitividade e sustentabilidade deste setor estratégico para a região Centro.
A constituição desta rede de cooperação pretende reforçar a importância dos queijos qualificados da região Centro no contexto nacional e internacional, promovendo a sua qualidade, autenticidade e origem. A proposta de EEC PROVERE “Queijos do Centro de Portugal” tem na sua génese a valorização económica dos queijos qualificados da região Centro, enquanto recurso endógeno regional, singular e inimitável que resulta de uma combinatória única de recursos naturais, sociais e culturais, de saberes tradicionais e de traços históricos identitários característicos destes territórios e das comunidades que ao longo dos tempos os transformaram.
A primeira Assembleia Geral, que se realizou no dia 9 de setembro, elegeu e empossou os órgãos de gestão da EEC que vão iniciar o plano de ação.
10.09.2024