Ministro da Educação “apadrinhou” nova residência para estudantes na margem esquerda

Teve lugar na passada segunda-feira, 30 de junho, o arranque formal da empreitada de construção do “Espaço U” com a assinatura do contrato de adjudicação e consignação da obra e o lançamento da primeira pedra da futura nova residência estudantil do Politécnico de Coimbra.

Este importante marco do alargamento da oferta de alojamento do IPC, o qual prevê uma capacidade de 400 novas camas e está situado na Escola Superior Agrária de Coimbra, contou com a presença do Presidente do Politécnico de Coimbra, Jorge Conde, e do Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, que destacou a relevância do projeto enquanto investimento de elevado interesse público e um contributo real para um futuro mais sustentável e inclusivo para os estudantes do ensino superior.

Seguiu-se uma visita inaugural às obras de beneficiação das Residências R1/R2, que continuam a reforçar a aposta do Politécnico de Coimbra em melhores condições de alojamento para a comunidade académica.

O “Espaço U” vem dar uma resposta direta ao desafio da escassez de alojamento estudantil acessível, e, para além de contribuir para a redução do abandono escolar, promove a coesão social e territorial, reforça a atratividade do ensino politécnico e impulsiona a economia local.

Com uma visão sustentável e inovadora, está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e com a Agenda 2030 e enquadra-se no âmbito do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior, com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

 

   

 

   

 

01.07.2025