O Politécnico de Coimbra em teletrabalho
Como é que o Politécnico de Coimbra está a trabalhar por estes dias?
Perguntámos aos profissionais de diversos departamentos das unidades orgânicas de ensino e dos serviços centrais do IPC como se têm adaptado a estes novos desafios e enfrentado o isolamento social
O teletrabalho é a nova realidade no mundo profissional e, naturalmente, também no Politécnico de Coimbra. A maioria dos trabalhadores docentes e não docentes labora agora em casa e em regime digital, com algumas exceções conforme a especificidade das funções que desempenham.
Para levar a cabo a imensidão de tarefas que são asseguradas pelos trabalhadores não docentes do Politécnico de Coimbra, os serviços estão a fazer a necessária articulação entre si à distância, por meios digitais e por telefone, e com as (agora habituais) reuniões via zoom.
Com o atendimento presencial ao público encerrado, foram necessárias adaptações na forma de prestar o mesmo serviço à distância, assegurando o envio de informação e de documentos e o esclarecimento de dúvidas por outros canais. Tal sucede sobretudo em relação aos estudantes, mas também aos colegas dos diversos departamentos.
Colocam-se a todos os desafios da conciliação em casa entre o espaço familiar e o espaço de trabalho, a que acrescem para muitos os deveres parentais com os filhos sem ir à escola e a requerer mais atenção. Desafios que têm sido superados, uma vez que os serviços continuam a ser prestados e a instituição continua a funcionar no seu pleno, enquanto se aguardam as indicações das autoridades de saúde e as notícias sobre o regresso às atividades presenciais. Já na ESAC, uma escola com caraterísticas e uma realidade muito própria, a exploração agrícola e os serviços técnicos de manutenção mantêm-se em atividade de forma a garantir a produção agrícola, a preparar as culturas de primavera e a assegurar a alimentação dos animais. A Loja da Agrária mantém-se igualmente em funcionamento em pleno estado de emergência nacional. Está aberta às terças, quartas e sextas-feiras, das 10h00 às 13h00, naturalmente com respeito pelas normas de segurança que se impõem.