Orquestra inovadora OVNI já iniciou atividade

A OVNI — Orquestra Vozes Novas e Intermusicalidades chega ao Politécnico de Coimbra como um projeto artístico inovador e inclusivo, aberto a toda a comunidade académica e centrado na criação coletiva, na diversidade sonora e no cruzamento entre música, arte e tecnologia. Trata-se de uma orquestra não convencional, onde há lugar para todos — artistas e curiosos, músicos e não músicos, afinados e desafinados.

Os ensaios iniciaram ontem, dia 5 de janeiro, e têm lugar às segundas-feiras, das 18h30 às 20h30, na Escola Superior de Educação do Politécnico de Coimbra (ESEC-IPC). As inscrições mantém-se abertas para os interessados em integrar a Orquestra, através do link disponível no website do IPC: https://forms.ipc.pt/index.php/697965?lang=pt.

Orientado por Hélder Bruno, professor e compositor, o projeto pretende valorizar a diversidade sonora, cultural e humana da comunidade académica do Instituto Politécnico de Coimbra, afirmando-se como uma iniciativa inclusiva, onde todas as vozes têm lugar. O objetivo é “criar um objeto artístico que parta de um universo estético-sonoro único”, construído a partir de um coletivo diverso, explica o coordenador. O próprio nome OVNI remete, segundo Hélder Bruno, “para um conjunto de imagens e metáforas associadas ao que vem de fora, ao que não se identifica nem se conhece”.

A OVNI assume-se como uma comunidade artística e musical baseada na meritocracia, na medida em que potencia a musicalidade individual na construção do todo. O projeto aposta na exploração de ambientes sonoros, mantendo uma estrutura aberta, que se define sobretudo a partir do contributo do coletivo. “A ideia é construir algo comum, que pertença a todos”, sublinha o músico, sintetizando o espírito da iniciativa como “etnomusicologia em ação”.

 

Hélder Bruno é compositor, pianista, etnomusicólogo e professor na Escola Superior de Educação de Coimbra do Instituto Politécnico de Coimbra. Doutorado em Etnomusicologia pela Universidade de Aveiro, tem desenvolvido trabalho artístico e académico nas áreas da criação musical, identidade e interseção entre arte, tecnologia e sociedade.

 

   

 

06.01.2026