Politécnico de Coimbra abre portas a estudantes do Secundário de todo o país

Ao longo de uma semana de atividades, a “Academia Politécnico 4me” dá a oportunidade a 50 estudantes oriundos de vários pontos do país de conhecer o Politécnico de Coimbra de perto. Numa parceria com a Forum Estudante, de 10 a 14 de julho os estudantes percorrem as diversas escolas do IPC e ficam a saber mais sobre as diferentes áreas que compõem a oferta formativa do Politécnico de Coimbra, esclarecendo dúvidas e preparando o seu futuro percurso académico.

Para Ana Ferreira, vice-presidente do Politécnico de Coimbra, esta iniciativa é uma oportunidade única para os estudantes poderem conhecer a instituição de uma forma atrativa e fazerem a uma escolha informada sobre o curso a frequentar. “O Politécnico 4me mostra a estes jovens tudo aquilo que o IPC tem para oferecer, desde a oferta formativa, as instalações e os laboratórios que têm ao dispor, tomam contacto com projetos de investigação e de empreendedorismo a decorrer na instituição, sempre interagindo com elementos da comunidade docente, não docente e com os próprios estudantes do IPC”, explica a responsável, salientando a importância deste tipo de experiências no processo de candidaturas dos estudantes ao Ensino Superior e na escolha de uma futura profissão que os realize.

A semana começou na Coimbra Business School | ISCAC, onde o grupo assistiu à sessão de abertura, que contou com as intervenções do vice-presidente do IPC, Daniel Gomes e de Félix Pinéu, da Fórum Estudante, assistiram a uma palestra sobre o Politécnico de Coimbra e terminaram a manhã com um “peddy-paper” que teve como objetivo dar a conhecer as valências e os serviços do ISCAC. No período da tarde, os estudantes visitaram as instalações da Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC), onde aprenderam a fabricar gelados, fizeram um batismo a cavalo e assistiram a um workshop sobre multiplicação de plantas.

No dia seguinte realizou-se um passeio pela cidade de Coimbra com o apoio da Câmara Municipal onde os estudantes ficaram a conhecer as principais atrações turísticas e os locais emblemáticos da cidade, terminando com uma visita ao Centro Cultural Penedo da Saudade do Politécnico de Coimbra. Da parte da tarde, visitaram a Escola Superior de Tecnologia da Saúde (ESTeSC), onde conheceram as várias áreas ministradas por esta escola, numa viagem pelo mundo das tecnologias da Saúde, com check-in nos laboratórios dos oito cursos de licenciatura lecionados pela Escola, acompanhados por um grupo de estudantes da ESTeSC-IPC.

O terceiro dia foi dedicado ao Instituto Superior de Engenharia (ISEC), especialmente ao Departamento de Eletrotecnia, onde os participantes conheceram os laboratórios e os projetos ali realizados, e à Escola Superior de Educação (ESEC), onde o estúdio de televisão da ESEC TV e o estúdio de áudio foram um dos destaques, para além de assistirem a uma performance de teatro e aprenderem um pouco sobre língua gestual portuguesa.

Quinta-feira, 13, a manhã está reservada a uma visita à Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTGOH) em Oliveira do Hospital e a tarde será preenchida por atividades desportivas com jogos de futebol, voleibol e rugby no campus da Escola Superior Agrária. Na sexta-feira, 14, terminam as atividades, com uma sessão no INOPOL Academia de Empreendedorismo do IPC durante a manhã, onde terão oportunidade de conhecer as empresas ali incubadas e realizar jogos na área do empreendedorismo, e poderão esclarecer todas as dúvidas sobre os apoios sociais disponíveis, numa sessão dinamizada pelos Serviços de Ação Social do IPC. Antes da despedida, haverá ainda tempo para um piquenique nos jardins do ISCAC.

 

        

 

12.07.2023