IPC comemora 43.º aniversário no dia 15 de julho

Sexta-feira, dia 15 de julho, pelas 15h00, realiza-se o “Dia do Politécnico de Coimbra” no Pavilhão Centro de Portugal, em Coimbra, numa cerimónia que assinala a comemoração do 43.º aniversário do IPC e em que se pretende celebrar a instituição e a sua comunidade.

O evento inclui uma sessão de abertura com as intervenções do presidente do Politécnico de Coimbra, Jorge Conde, da presidente do Conselho Geral, Maria Manuel Leitão Marques, do presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva e da representante das associações de estudantes do Politécnico de Coimbra, Maria Alice Monteiro.

A sessão será seguida de uma conferência proferida pelo Almirante António Silva Ribeiro, com o título “Liderar e Gerir em tempo de crise: Lições apreendidas no Comando das Forças Armadas”. O almirante António Silva Ribeiro desempenha o cargo de Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, desde 1 de março de 2018. Anteriormente exerceu, entre outros, os cargos de Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional; Diretor-geral da Autoridade Marítima e Comandante-geral da Polícia Marítima; Diretor-geral do Instituto Hidrográfico. É professor catedrático convidado do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas e professor Militar da Escola Naval. Os seus principais temas de investigação são a teoria da estratégia, o planeamento estratégico e a história, tendo publicados 23 livros, seis dos quais no estrangeiro. Proferiu mais de 260 conferências e tem mais de 400 artigos publicados em jornais e revistas nacionais e estrangeiras. É licenciado em ciências militares-navais, com especialização em hidrografia, mestre em estratégia e doutor em ciência política, com agregação em estratégia.

Finda a conferência, seguir-se-á um momento de homenagem a funcionários da instituição com mais de 35 anos de carreira e aposentados e de atribuição de bolsas de mérito aos diplomados com média de conclusão de Licenciatura mais alta nos últimos três anos letivos. Haverá ainda lugar a um momento musical com o quarteto de cordas da Orquestra Clássica do Centro.