Politécnico de Coimbra eleito instituição coordenadora do consórcio Erasmuscentro
Em dezembro passado foi assinado o acordo de refundação do consórcio Erasmuscentro com um novo modelo de governação e a renovação da missão em prol da internacionalização dos oito Politécnicos consorciados. O Politécnico de Coimbra foi eleito, por unanimidade, a instituição de Ensino Superior coordenadora para o período da próxima certificação.
O Erasmuscentro foi o primeiro consórcio Erasmus regional criado em Portugal em 2011, por iniciativa do Politécnico de Coimbra, e que integrou na sua fundação cinco instituições de Ensino Superior Politécnico da região Centro: os institutos politécnicos de Coimbra, Castelo Branco, Guarda, Leiria e Viseu.
O êxito deste projeto pioneiro dedicado a estágios internacionais teve tradução em pedidos de adesão ao Erasmuscentro, em 2012, pelos Institutos Politécnicos de Portalegre e Santarém, e em 2014, pelo Instituto Politécnico de Tomar, resultando na atual composição que integra as, agora, oito Instituições de Ensino Superior (IES) do subsistema Politécnico. Nos anos subsequentes à sua criação, o Erasmuscentro consolidou a sua projeção nacional e internacional tornando-se um projeto de referência e o maior consórcio de projetos de mobilidades internacionais em Portugal.
Estando a terminar o ciclo em que a coordenação foi rotativamente assegurada pelos Politécnicos consorciados, em 2019 deu-se início a um processo de reflexão tendo em vista o robustecimento do Erasmuscentro como marca de um projeto com identidade própria que acrescente ainda mais valor à internacionalização dos consorciados e das regiões em que se inserem. O processo de análise e reflexão conduziu a um novo Acordo de refundação que redefiniu a missão tendo em conta o futuro próximo da nova geração de programas europeus e instituiu um modelo de governação suportado por princípios e critérios de gestão eficientes.
No quadro do novo Acordo, o Politécnico de Coimbra foi eleito como coordenador pelo período de três anos tendo a responsabilidade das candidaturas e da gestão administrativa e financeira dos projetos neste novo ciclo que se inicia. O modelo de governação contempla ainda uma Comissão de Gestão constituída por um elemento de cada IES consorciada, cujos Presidente e Secretário são eleitos de entre os membros em regime de rotatividade por períodos de um ano.
No decorrer da primeira reunião da Comissão de Gestão, foram eleitos para presidir à mesma o representante do Politécnico de Leiria e para Secretário o representante do Politécnico de Tomar..