Politécnico de Coimbra homenageia os diplomados do ano letivo 2024/2025

A Praça da Canção de Coimbra acolheu no passado sábado, dia 20 de junho, a Cerimónia dos Diplomados do Instituto Politécnico de Coimbra, uma das celebrações de maior significado do calendário académico da instituição.

O evento homenageou os estudantes que concluíram com sucesso as suas licenciaturas e mestrados no ano letivo 2024/2025.

O programa da tarde teve início com a chegada dos participantes e uma animada receção ao som da K&Batuna – Tuna Mista da ESEC.

No período de intervenções institucionais, que abriu com o “Grupo de Fados de Coimbra: Última Luz”, Mariana Melo, em representação das Associações de Estudantes do IPC, sublinhou que cada diploma “representa um percurso feito de trabalho, dedicação, persistência e crescimento”. A estudante lembrou que o ensino superior ensina muito para além do que está nos livros, na medida em que “ensina-nos a lidar com a responsabilidade e com a exigência” e a ultrapassar contratempos. Num momento de gratidão partilhada, destacou a importância das famílias, amigos e docentes, afirmando que ao longo deste trajeto “ninguém caminhou verdadeiramente sozinho”.

A Presidente do IPC, Cândida Malça, expressou a sua profunda satisfação por se dirigir a uma plateia repleta de rostos felizes. A Presidente sublinhou que a conclusão do curso é “o culminar de anos de dedicação, esforço, aprendizagem e crescimento pessoal”. Dirigindo-se aos homenageados, Cândida Malça destacou que “a verdadeira história começa agora”, encorajando-os a serem resilientes perante as contrariedades que possam surgir. A dirigente deixou ainda o convite para que se juntem à Rede Alumni, assegurando que o Politécnico de Coimbra continuará a ser a casa de todos.

Intervieram ainda o vice-presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Miguel Antunes, e o Presidente do Conselho Geral do Politécnico de Coimbra, Filipe Preces.

Após os discursos, decorreu o momento central de Homenagem aos Diplomados, organizados por curso e por Unidade Orgânica de Ensino (UOE).

O programa encerrou com a atuação da banda “The Exit Room”, constituída por estudantes da Licenciatura em Estudos Musicais Aplicados da ESEC.

Mais do que uma formalidade académica, a Cerimónia dos Diplomados assume-se como um marco de profunda importância para toda a comunidade do Politécnico de Coimbra. O evento materializa o reconhecimento público do mérito, do esforço e da superação de cada estudante, celebrando as vivências e amizades construídas ao longo de vários anos. Para o IPC, o grande objetivo desta cerimónia é inspirar confiança para o futuro, transmitindo aos recém-diplomados que, embora encerrem este ciclo formativo, levarão consigo valores éticos e humanos essenciais para se afirmarem na sociedade e construírem um mundo melhor, mantendo um elo vitalício com a instituição que os formou.

 

22.06.2026