Politécnico de Coimbra reforça laços com Brasil
O Politécnico de Coimbra (IPC) está no Brasil a desenvolver vários contactos com instituições de ensino superior e institucionais com vista a divulgar a sua oferta formativa, intensificar a cooperação com estas instituições e aumentar a captação de estudantes provenientes daquele país. Nesse sentido, duas comitivas do IPC constituídas por dirigentes e técnicos estão a participar no projeto Portugal Polytechnics, promovido pelo Conselho Coordenador de Institutos Politécnicos Portugueses (CCISP), com a presença no Salão do Estudante em diversas cidades brasileiras, a par de visitas a universidades brasileiras para estabelecimento de acordos de cooperação e também presenças em colégios para captação de estudantes.
Do programa destaca-se a visita à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, realizada no dia 19 de outubro, onde o IPC foi recebido pelo secretário de Relações internacionais, Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho, e reuniu com o Reitor da UFSC, Irineu Manoel de Souza. Aqui foi assinado um protocolo de cooperação que visa estreitar as relações entre as instituições, promovendo o intercâmbio e a realização de projetos de investigação em parceria.
Segundo o presidente do IPC, Jorge Conde, o protocolo assinado entre as duas instituições reveste-se de grande importância, tendo sido analisados “projetos de curto e médio prazo” entre ambas. Sobre a deslocação ao Brasil, o responsável considera “fundamental” para a estratégia de internacionalização do IPC o contacto próximo com os estudantes e os responsáveis da área da educação brasileiros, em busca de sinergias e de interesses comuns.
No dia 20, foram realizadas visitas a escolas e a comitiva participou no Salão do Estudante em Curitiba.