Premiados estudantes-atletas que representam a instituição

O Politécnico de Coimbra distinguiu o esforço e dedicação dos estudantes-atletas da instituição, através da entrega de prémios de mérito desportivo, reconhecendo o desempenho dos que, em representação do IPC, se empenharam em todas as provas e, por esse motivo, orgulham e prestigiam a instituição. Os 25 estudantes-atletas de todas as escolas do IPC receberam um certificado de mérito desportivo pela participação nas competições da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) de 2022/23 e que nelas foram medalhados, tendo 14 destes recebido também Bolsas de Mérito Desportivo por cumprirem os requisitos de atribuição da Bolsa de Mérito Desportivo.

A cerimónia de entrega de prémios decorreu ontem, dia 20 de dezembro, no Anfiteatro Cristina Girão, na Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Politécnico de Coimbra (ESTEsC-IPC), em S. Martinho do Bispo, Coimbra.

Na sessão de abertura, Jorge Conde, presidente do Politécnico de Coimbra, deu os parabéns aos homenageados e realçou a importância de dar condições aos estudantes que queiram desenvolver uma atividade desportiva de alto nível. “Sempre achei que as instituições de ensino superior podiam criar aos atletas condições de arrumação horária que permitissem treinar a horas convenientes. Sei que não vamos conseguir, porque as mudanças nas instituições de ensino superior demoram uma ou mais gerações a acontecer. São poucas as que se focam no aluno, ao ponto de entender que devem ser concebidas as condições ideais para a prática desportiva”, disse. O responsável acrescentou que a legislação vinda da tutela em relação aos estudantes que querem prosseguir uma carreira desportiva é, neste momento, insuficiente.

A representante das associações de estudantes do IPC, Rita Mendes, exaltou o trabalho e dedicação dos jovens homenageados e refiriu que estes resultados comprovam que os estudos e o desporto são conciliáveis.

Durante o evento teve lugar a conferência intitulada “Saúde Física e Mental no Desporto de Alto Rendimento: Conjugação Indispensável ao Sucesso”, que teve como orador convidado Tiago Moutinho, treinador da equipa principal da Académica.

Lista dos Estudantes-atletas do IPC premiados:

Pedro Miguel Pereira Pessoa, ESAC, Futsal – Certificado

Tiago André das Neves Salgado, ESEC, Futsal – Certificado

Alexandre Simões Conde, ESTeSC, Futsal – Certificado

Duarte José Ferraz Simões, ESTGOH, Futsal – Certificado

Pedro Miguel Cerva Fernandes, ISCAC, Atletismo – Certificado

Diogo Ribeiro Nunes, ISCAC, Futsal, Certificado

Miguel Quitério Zagalo, ISCAC, Futsal – Certificado

Carlos André Correia Rodrigues, ISCAC, Futsal – Certificado

David Pedro de Seco Rodrigues, ISEC, Futsal – Certificado

João Pedro Carvalho Paiva, ISEC, Futsal – Certificado

Joana Maria Redondo Diogo, ESTeSC, Judo – Certificado