Projeto SOLCAT distinguido com dois prémios de excelência científica
O projeto SOLCAT – financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) [referência 2023.12723.PEX], sob coordenação da docente Diana Lima da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Politécnico de Coimbra (ESTeSC-IPC), foi recentemente distinguido com dois prémios de excelência científica em eventos de destaque na área das Farmácia e da Química Ambiental.
A investigadora Carla Patrícia Silva, docente da ESTeSC-IPC/H&TRC e membro da equipa do projeto SOLCAT, foi galardoada com o Prémio de Melhor Comunicação Oral no Congresso da Associação Portuguesa de Licenciados em Farmácia (APLF), que decorreu nos dias 18 e 19 de outubro de 2025, em Aveiro. A sua comunicação intitulada “Ciprofloxacin Stability and Degradation Studies: Influence of pH, Temperature and Light Exposure” destacou-se pela qualidade científica e pela relevância dos resultados apresentados no estudo da estabilidade e degradação de antibióticos.
Por sua vez, a Bolseira de Investigação Beatriz Valadares, também integrante do projeto SOLCAT, conquistou o Prémio de Melhor Comunicação em Poster na conferência internacional ICRAPHE 2025 – International Conference on Risk Assessment of Pharmaceuticals in the Environment, realizada nos dias 20 e 21 de outubro, na Universidade de Aveiro.
Estes prémios constituem um importante reconhecimento do trabalho desenvolvido no âmbito do projeto SOLCAT, que visa promover soluções sustentáveis e avançadas para o tratamento de contaminantes farmacêuticos em ambientes aquáticos, reforçando o papel da ESTeSC-IPC na investigação científica aplicada e de excelência.
Parabéns à equipa do SOLCAT por este duplo reconhecimento!

