“BetterCare” é o projeto vencedor do Link me Up
“BetterCare: a STEP UP in caregiving” foi a equipa vencedora do programa Link me up – Cocriação de Inovação no Politécnico de Coimbra (IPC) no ano letivo de 2022/2023. O projeto pretende dar resposta às necessidades crescentes na área da prestação e receção de cuidados domiciliários especializados e personalizados aos utentes.
Desenvolvido em parceria com a empresa Take the Wind, será realizado através de uma plataforma/aplicação web agregadora de um leque de serviços e produtos essenciais à prestação e receção de cuidados de saúde e bem-estar, nomeadamente uma bolsa de cuidadores, formação especializada e certificada, aquisição e aluguer de equipamentos médicos, serviço de transporte e uma linha de apoio humanizada 24/7.
A equipa, constituída por Andreia Santos e Gabriela Marques (estudantes do IPC), António André (estudante do IPLeiria), Luís Sancho (estudante do IPPortalegre) e pelos facilitadores e docentes do IPC, Fernanda Coutinho, Raquel Faria e Sónia Pinho, irá representar a instituição no Concurso Nacional de Ideias de Cocriação de Inovação, a decorrer entre os dias 12 e 15 de junho, em Braga, e também participar num evento internacional de partilha de experiências de cocriação a realizar-se entre os dias 19 e 23 de junho, em Leeuwarden, Países Baixos, em parceria com a Stenden University of Applied Sciences.
O anúncio do vencedor é realizado após ter decorrido, no dia 29 de maio, no Auditório do INOPOL Academia de Empreendedorismo do Politécnico de Coimbra a sessão de apresentação final dos projetos de cocriação de inovação desenvolvidos no âmbito da 5.ª edição do Link me Up – 1000 ideias, programa que promove a capacitação e cocriação de inovação na rede politécnica portuguesa.
A presente edição envolveu mais de 35 estudantes e 11 docentes na qualidade de facilitadores, que desenvolveram projetos de cocriação com sete organizações desafiadoras de diferentes setores de atividade: Prior Lucas, Lda; Associação Cultural Museu da Música de Coimbra; Turismo Centro de Portugal; Sons da Vida, Lda; Centro de Artes Visuais, Isabel Lopes e Maryasa.
Os projetos foram desenvolvidos ao longo de 10 semanas e o resultado foi apresentado nesta sessão pelas sete equipas multidisciplinares.
O evento contou também com as intervenções da oradora convidada Heini-Marja Rintaniemi, Program Manager da Demola Global e da Diretora do INOPOL Academia de Empreendedorismo e Coordenadora do projeto Link Me Up, Sara Proença.
30.05.2023