Sensibilização para a prevenção e controlo da COVID-19

À semelhança do ano anterior, decorreram, entre os dias 13 e 14 de outubro, três ações de informação e sensibilização online dedicadas à prevenção e controlo da COVID-19, dirigidas aos estudantes que residem nas Residências dos Serviços de Ação Social (SAS) do Politécnico de Coimbra (IPC).

O Serviço de Saúde Ocupacional e Ambiental (sSOA) do IPC reforçou as medidas a serem tomadas no âmbito do Plano de Contingências das Residências de Estudantes dos SAS IPC e abriu um espaço para esclarecimento de dúvidas, tendo-se mostrado disponível para qualquer esclarecimento que surja ao longo do ano.

Pretendeu-se informar, sensibilizar e consciencializar os estudantes para a importância de se protegerem – a si e aos que os rodeiam -, mas também dar a conhecer e deixar claros os procedimentos a adotar em caso de suspeita de infeção por COVID-19 ou de contacto com pessoa suspeita ou com resultado positivo confirmado.

Abordaram-se temas como o distanciamento social, a etiqueta respiratória, a lavagem e desinfeção das mãos, a utilização da máscara de proteção, entre outros ajustados à realidade dos estudantes e das residências, tendo sido fortemente recomendada a vacinação como medida de prevenção e combate à COVID-19.

Segundo os técnicos de Saúde Ambiental que promoveram estas ações, António Loureiro Sílvia Seco, estas medidas de caráter mais interativo assumem um papel fulcral no envolvimento da comunidade para a prevenção e controlo da COVID-19.