Spin-off da UC e IPC assegura financiamento de 776 mil euros para projeto inovador em bem-estar animal

A RDefine, spin-off de base tecnológica da Universidade de Coimbra e Instituto Politécnico de Coimbra, incubada no Instituto Pedro Nunes, assegurou um financiamento de 776.000€ para os próximos três anos no âmbito dos Projetos SIID – I&D Empresarial, Operações em Copromoção (COMPETE2030).

O investimento permitirá avançar com a operação Hapillness, dedicada ao desenvolvimento de uma solução tecnológica inovadora para administração voluntária e não-invasiva de compostos bioativos em animais de laboratório. Este projeto foi distinguido em 2023 com o 1.º lugar na 19.ª edição do Concurso Poliempreende do Politécnico de Coimbra, a maior rede de promoção do Empreendedorismo no panorama do ensino superior politécnico português.

O projeto, liderado por Sofia Viana (investigadora responsável) e Flávio Reis (co-Investigador responsável), visa responder a um problema há muito identificado pela comunidade científica e entidades reguladoras a nível internacional: a necessidade de substituir métodos invasivos, como a gavagem, por alternativas seguras, eficazes e eticamente robustas. A solução Hapillness, já com patente europeia, tem como objetivo melhorar significativamente o bem-estar animal, reforçar a qualidade científica dos ensaios pré-clínicos e promover a reprodutibilidade dos resultados, em consonância com a diretiva europeia 2010/63/UE.

O consórcio integra a Universidade de Coimbra, que traz competências avançadas em ensaios de investigação industrial de formulação, farmacocinética e eficácia (FFUC, FMUC) e em ciências dos materiais com modelação aplicada ao design de moldes (FCTUC), bem como a Universidade da Beira Interior, onde decorrerão os ensaios de desenvolvimento experimental em ambiente operacional para validação do novo produto – Kit Hapillness – tendo em vista a promoção do bem-estar animal e da qualidade e reprodutibilidade científica, em estreita consonância com a diretiva europeia 2010/63/UE que regula o uso de animais para fins científicos.

 

 

24.11.2025