Todas as escolas têm Bandeira Verde pelo terceiro ano consecutivo

O Politécnico de Coimbra (IPC), um dos primeiros e maiores Eco-Politécnicos do país, entregou o Galardão Eco-Escolas, atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) sob a forma de Bandeira Verde, a todas as suas Escolas. Este é o terceiro ano consecutivo em que as 6 Escolas do IPC – ESAC, ESEC, ESTGOH, ESTeSC, ISCAC e ISEC – são reconhecidas com este Galardão como reconhecimento das boas práticas que continuam a desenvolver em prol de um Politécnico e de um Planeta mais sustentáveis.

Dada a conjuntura associada à Pandemia COVID-19, o Dia das Bandeiras Verdes 2020/2021, organizado pela ABAE, decorreu em regime híbrido, pelo que apenas alguns representantes puderam estar presentes. Os Municípios receberam as Bandeiras Verdes das Escolas/Institutos que englobam e a Presidência do Politécnico de Coimbra entregou-as aos respetivos Presidentes das UOE que constituem a Instituição, no final da reunião do Conselho de Gestão que se realizou na Sala de Atos dos Serviços Centrais no passado dia 7 de abril.

Segundo Ana Ferreira, vice-presidente do Politécnico de Coimbra, a atribuição do Galardão Eco-Escolas “representa o culminar do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido para um Politécnico de Coimbra mais consciente e proativo no caminho para o desenvolvimento sustentável, com a implementação de um conjunto de medidas estratégicas, pelos trabalhadores, mas também pelos estudantes e futuros decisores, em todas as suas Unidades Orgânicas de Ensino”.

Atualmente, todas as escolas estão novamente inscritas no Programa Eco-Escolas e no Programa EcoCampus – um novo programa da ABAE que promove a sustentabilidade nas instituições de ensino superior: faculdades, escolas superiores, institutos, universidades e politécnicos. Em conjunto, o IPC “continua a construir este caminho que nos possibilita chegar a uma sociedade mais consciente e amiga do ambiente que, certamente, será cada vez mais verde”, garante Ana Ferreira.