UPCoimbra integra rede europeia que aproxima universidades das Rotas Culturais do Conselho da Europa
A Universidade Politécnica de Coimbra (UPCoimbra) passou a integrar a University Network for Cultural Routes Studies, uma rede internacional de universidades e instituições de ensino superior que promove a ligação entre a academia e o programa das Rotas Culturais do Conselho da Europa, reforçando as oportunidades de investigação, formação e cooperação internacional nesta área.
O protocolo de cooperação foi assinado hoje, dia 14 de outubro, pela vice-reitora da UPCoimbra, Ana Veloso, e pelo diretor do Instituto Europeu das Rotas Culturais e secretário executivo do Acordo Parcial Alargado para os Itinerários Culturais do Conselho da Europa, Rui Gomes, no âmbito da conferência “Coimbra nas Rotas Culturais Europeias”, que decorreu no Café Santa Cruz e na Casa da Escrita.
O acordo-quadro, com a duração de três anos, visa promover a investigação, a partilha de conhecimento e o intercâmbio académico, valorizando a dimensão multidisciplinar das Rotas Culturais, nas suas vertentes histórica, filosófica, económica, social e cultural. A Professora Mariana Cabral de Carvalho será a coordenadora da UPCoimbra responsável pela implementação e desenvolvimento da parceria.
Entre as iniciativas previstas estão a criação de módulos de ensino, programas de estágios para estudantes, projetos de investigação conjuntos, publicações científicas e ações de formação dirigidas a entidades locais e regionais. A parceria permitirá ainda a participação da UPCoimbra nas atividades da rede, o acesso à biblioteca do Instituto Europeu das Rotas Culturais e a integração de docentes e investigadores em redes de especialistas e comités científicos associados às Rotas Culturais do Conselho da Europa.
Por sua vez, a UPCoimbra compromete-se a promover a integração de conteúdos sobre Rotas Culturais nos seus planos curriculares, desenvolver projetos de investigação em parceria, criar uma base de dados de trabalhos científicos nesta área e incentivar a realização de dissertações de mestrado e teses de doutoramento dedicadas a esta temática.
Esta colaboração representa uma oportunidade para aprofundar a ligação entre o ensino superior, a investigação e os territórios, contribuindo para o conhecimento e a valorização do património cultural e para o desenvolvimento de projetos com impacto científico, cultural e territorial.
UPCoimbra em debate sobre as Rotas Culturais Europeias
Promovida pela Associação dos Cafés com História, a conferência “Coimbra nas Rotas Culturais Europeias” reuniu intervenções e debates sobre o papel das Rotas Culturais nas políticas públicas e na coesão territorial, bem como sobre a gestão, as experiências e os desafios destes itinerários em Portugal.
O programa incluiu ainda a exibição de um filme promocional e a inauguração de uma exposição. Durante a tarde, na Casa da Escrita, um dos painéis foi dedicado ao contributo da UPCoimbra para esta área, contando com a participação de Eduardo Natividade, do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, Pedro Bingre, da Escola Superior Agrária de Coimbra, e João Pedro Gomes, da Escola Superior de Educação de Coimbra. A sessão foi moderada por Maria Gorete Dinis.
14.10.2026