Mestrado em Gerontologia Social

Objetivos do Curso

A conceção deste mestrado assenta numa perspetiva multidisciplinar do envelhecimento, assumindo-o como um fenómeno biopsicossocial. Enquadrada nos referenciais internacionais de formação para a área do envelhecimento, procura também responder às necessidades de formação sentidas por profissionais em diversos contextos de trabalho gerontológicos em território nacional, através de uma atualização exigente dos seus conhecimentos e competências. Por outro lado, este ciclo de estudos pretende proporcionar aos recém-licenciados o aprofundamento de competências de análise, de compreensão e de intervenção nos diversos contextos e/ou respostas sociais gerontológicas.
O plano de estudos inclui uma predominância de unidades curriculares de cariz teórico-prático; a aquisição de conhecimentos vinculados à realidade profissional; a valorização de um projeto de trabalho final em que se privilegia a componente de inserção e intervenção em contexto profissional.

Condições de Acesso e Ingresso

De acordo com o Regulamento do Ciclo de Estudos conducente à obtenção do grau de Mestre pelo Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) e com o Regulamento do Mestrado em Gerontologia Social, podem candidatar-se ao acesso a este ciclo de estudos os titulares do grau de Licenciado ou equivalente nas áreas das ciências sociais e do comportamento e do trabalho social e orientação, titulares de um grau académico superior nacional ou estrangeiro, ou equivalente legal, conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo, que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado num domínio considerado adequado à frequência de um curso de Mestrado em Gerontologia Social pelo Conselho Técnico-Científico da ESEC. E, ainda, os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo Conselho Técnico-Científico da ESEC.

Saídas Profissionais

O Mestrado em Gerontologia Social aprofunda competências profissionais em três áreas, proporcionando as saídas profissionais no âmbito da: (1) intervenção comunitária no domínio da Gerontologia Social; (2) gestão de organizações, serviços e de recursos sociais gerontológicos e (3) formação no âmbito da Gerontologia Social.
Estas competências podem ser desempenhadas nos seguintes contextos de trabalho:
Organizações sociais ou privadas de prestação de serviços e cuidados diretos à população idosa;
Autarquias locais e serviços públicos de Segurança Social;
Organismos sociais ou privados na área da educação, do lazer e turismo sénior;
Estruturas de saúde públicas ou privadas;
Estruturas de formação no domínio do envelhecimento.

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Ser capaz de compreender enquadramentos teóricos/ práticos e aplicar o conhecimento produzido na definição, desenvolvimento e melhoramento de políticas, programas, serviços ou práticas destinados à pessoa idosa, orientados pelo princípio da promoção da qualidade de vida e do desenvolvimento de ambientes sociais positivos.

Conhecer e aplicar ferramentas de avaliação de necessidades das pessoas idosas e, em função do diagnóstico, desenvolver e implementar planos de intervenção individualizados, orientados para a sua otimização funcional, cognitiva e social, envolvendo ativamente pessoas idosas, famílias, cuidadores e comunidades.

Selecionar e utilizar ferramentas de investigação para avançar o conhecimento produzido no domínio, como também para melhorar as intervenções para/com as pessoas idosas através da avaliação e melhoria dos serviços, recursos, programas e políticas que promovam a sua qualidade de vida, tendo sempre presentes princípios éticos inerentes à prática profissional.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

O Diploma de Mestrado em Gerontologia Social dá acesso a formação de nível superior, nomeadamente a estudos de 3.º ciclo.

Coordenador(es) do Curso

Filipa Daniela Correia Marques (fdmarques@esec.pt)