Métodos de Ensino
O desenvolvimento da componente teórica é realizado com recurso ao método expositivo e apresentação
de materiais específicos, recorrendo-se a estratégias de exposição participada e exemplos práticos, assim
como a eventuais passagens de videos, diaporamas e documentários, como complemento da informação
nos temas em questão; A organização de seminários com oradores convidados e de visitas de estudo, é
também de considerar.
A elaboração de trabalhos de campo, com utilização das técnicas abordadas, envolvendo a observação e
discussão da turma, constitui parte da prática da UC, obrigando o aluno a estruturar e aplicar os
conhecimentos adquiridos em situações com a respectiva aplicabilidade.
Teste escrito com questões de escolha múltipla, resposta orientada e alguns desenvolvimentos e uma
eventual prova prática e prova oral, em caso de necessidade.
O regime de avaliação da UC é de acordo com o Capítulo IV do Regulamento de Avaliação do
Aproveitamento dos Estudantes.
Resultados de Aprendizagem
1- Entender o conceito e a importância da Agricultura Biológica (AB)em Portugal, na Europa e no mundo
2- Distinguir as diferentes correntes de Agricultura Sustentável (AS) e conhecer as diferenças inerentes a
cada uma delas.
3- Manter e preservar os ecossistemas existentes e promover a manutenção do equilíbrio do sistema de
agricultura preconizado.
4- Possuir conhecimentos relevantes de tecnologia agrícola relativas à fertilização, mobilização do terreno
e compostagem
5- Possuir conhecimentos relevantes de tecnologia agrícola relativas à protecção das culturas, em
Produção Biológica (PB).
6- Conhecer as normas legislativas relativas à pecuária em PB e as tecnologias específicas de diferentes
espécies assim como terapias preventivas e curativas aconselhadas em PB.
Programa
Conceito de AB, a sua importância, normas e legislação existente;
Noções de Agricultura Tradicional, Convencional, Sustentável (Biodinâmca, Orgânica, Natural, Biológica,
Ecológica e Permacultura) e Produção Integrada;
Conceito de ecossistema e vantagem na preservação de espécies vegetais e animais para a sua
preservação As vantagens ambientais na implementação da existência de charcos/lagos e na manutenção
de sebes As “barreiras de árvores e arbustos” e “maciços florais” ao longo de linhas de água e nas zonas
limítrofes da propriedade agrícola e seu papel relevante na manutenção do sistema agro-florestal e de
planície,
Conhecimentos holísticos, tecnológicos e científicos quanto à mobilização do solo, fertilização e
manutenção do solo;
A tecnologia de elaboração, evolução e manutenção da compostagem;
O controlo de pragas, doenças e espontâneas, numa perspectiva preventiva e curativa
Noções da legislação e tecnologias específicas de pecuária, segundo as normas da PB
Docente(s) responsável(eis)
Pedro Manuel Reis Mendes MoreiraMétodos de Avaliação
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Estágio(s)
NAO
Bibliografia
CONFEDERAÇÃO AGRICULTORES DE PORTUGAL Recomendações de bem-estar animal / Confederação dos Agricultores de Portugal. Lisboa: CAP: DGV, 2006
MORENO, J.L. (1996). La materia orgánica en los agrosistemas. Ministério de Agricultura Pesca y Alimentation & Ediciones Mundi-Prensa, Madrid, 174 p.
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FERREIRA, J.C. et al (1998). Manual de agricultura biológico- Fertilização e protecção das plantas para uma agricultura sustentável. AGROBIO, Lisboa, 431 p.
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FRASER A. F. Farm animal behaviour and welfare / A. F. Fraser. 3th ed. London: Baillière Tindall, 1990.
Manipulations et interventions sur le bétail. Bovins Ovins et caprins. Tome 1e 2. INRA. Ed Foucher.1987.
GUET, G. (1993). Agriculture biologique méditerranéenne – Guide pratique à usage profissionel. Graphot, Saint-Paul-Châteaux, 520 p.