Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos de Inglês ao nível de desempenho linguístico correspondente ao final do ensino secundário.
Métodos de Ensino
Para a concretização dos objetivos da UC e a aquisição das competências básicas previstas, o processo de ensino-aprendizagem contempla a realização de exercícios e atividades que permitam:
Desenvolver a capacidade de leitura e compreensão de textos das áreas técnico-científicas de referência;
Desenvolver a capacidade oral e escrita em contexto técnico-científico;
Praticar a oralidade em contextos que pressupõem a gestão do tempo, do espaço e da situação de comunicação;
Enriquecer o léxico de terminologias específicas.
Resultados de Aprendizagem
Reconhece as especificidades do discurso técnico-científico em língua portuguesa e inglesa;
Identifica e utiliza, de forma criativa, a sintaxe e a retórica próprias do discurso científico-técnico na produção de textos escritos;
Identifica e utiliza os recursos gramaticais adequados;
Expõe e explica oralmente temas e problemáticas da sua área do saber;
Recolhe, trata, utiliza e produz informação nas duas línguas de trabalho.
Programa
1) Revisão de vocabulário geral e das principais estruturas gramaticais da Língua Inglesa.
– Exercícios e atividades que permitam desenvolver a capacidade de leitura, compreensão e redação de textos.
2) Pesquisa bibliográfica sobre temas específicos.
– Redação de textos de diversos níveis de dificuldade.
3) O conceito de Inglês para Fins Específicos: a língua ao serviço da disciplina que veicula.
– O discurso científico-técnico: especificidades e aplicação.
– Exercícios de revisão das estruturas linguísticas e gramaticais da Língua Inglesa.
– Redação de definições e pequenos textos.
4. Práticas de comunicação em contexto académico.
– Noções gerais para apresentações orais.
– Elaboração de bibliografia impressa e eletrónica segundo a norma APA.
– Estrutura do Relatório técnico-científico: partes essenciais e partes facultativas
Docente(s) responsável(eis)
Noémia Martins BárbaraMétodos de Avaliação
- - Módulo 1 - Comunicação :1 teste + 1 apresentação oral - 30.0%
- - Módulo 2 - Inglês Técnico: teste(s) + 1 apresentação oral - 70.0%
- - Módulo 1 - Comunicação :1 teste + 1 apresentação oral - 30.0%
- - Módulo 2 - Inglês Técnico: teste(s) + 1 apresentação oral - 70.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Answers.com – Online Dictionary, Encyclopedia and much more. Disponível em WWW: URL:http://www.answers.com.
MURPHY, Raymond – English Grammar in Use. Cambridge: Cambridge University Press, 2012.
SINCLAIR, J. M. – Collins English Dictionary. Millennium Edition. Glasgow: Harper Collins, 1998.
SOUSA, Gonçalo de Vasconcelos e – Metodologia da investigação, redação e apresentação de trabalhos científicos. Porto: Livraria Civilização Editora, 1998. ISBN 972 26 15.
Textos de Apoio coligidos pela docente.