Microbiologia Ambiental

Conhecimentos de Base Recomendados

Biologia

Métodos de Ensino

Os métodos de ensino nas aulas teóricas baseiam-se na exposição das matérias intercalada com discussão com os estudantes e perguntas de resposta curta.

Os métodos de ensino nas aulas práticas baseiam-se na metodologia aprender-fazendo.

Resultados de Aprendizagem

  1. Reconhecer a diversidade taxonómica do mundo microbiano.
  2. Relacionar a diversidade metabólica dos microrganismos com a sua atividade nos ciclos biogeoquímicos.
  3. Avaliar a qualidade microbiológica da água, do ar interior e de superfícies utilizando métodos específicos.
  4. Descrever a utilização dos microrganismos na biorremediação de problemas ambientais.

Programa

Unidade 1 O mundo microbiano: pequenos, ubíquos e diversos.
1.1 Características gerais dos microrganismos e métodos básicos de microbiologia. Tamanho microbiano; morfologia e agrupamento celular nas bactérias. Parede celular bacteriana e coloração de Gram. Características dos meios de cultura. Crescimento microbiano e sua avaliação. Controlo de microrganismos.
1.2 Microrganismos e o seu meio-ambiente. Efeito da pressão osmótica/aw, do pH, da temperatura e do oxigénio nos microrganismos. Temperaturas cardinais. Quociente de temperatura Q10. Enzimas do metabolismo aeróbio.
1.3 Diversidade taxonómica dos microrganismos. A árvore da vida. Domínio Archaea: árqueas metanogénicas, árqueas halófilas extremas, árqueas acidotermófilas extremas. Domínio Bacteria: bactérias Gram-negativas (Proteobacteria, clamídias e espiroquetas); bactérias Gram-positivas (formadoras de esporos, Actinomicetes, cianobactérias). Domínio Eucarya: fungos, microalgas e protozoários.
1.4 Metabolismo microbiano e ciclos biogeoquímicos. Classificação do metabolismo microbiano com base nas fontes de energia, de eletrões e de carbono. Principais processos microbianos nos ciclos biogeoquímicos do carbono, do azoto e do oxigénio.

Unidade 2 Os microrganismos no ambiente humano.
2.1 Microrganismos nas águas naturais e doenças ligadas à água. Tipos de microrganismos nas águas naturais. Doenças endémicas e epidémicas. Doenças por ingestão, por inalação, por contacto e transmitidas por vetores.
2.2 Avaliação microbiológica ambiental. Contaminação e qualidade. Indicadores microbiológicos. Avaliação da qualidade microbiológica do ar, de superfícies e da água: legislação, valores-limite e metodologias gerais.
2.3 Biorremediação microbiana. Biorremediação: a utilização da diversidade metabólica dos microrganismos para a resolução de problemas ambientais. Os microrganismos no tratamento aeróbio e anaeróbio das águas residuais.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Manuela Correia Abelho

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Abelho, M. (2025). Conceitos e práticas de Microbiologia Ambiental. ESAC-IPC, Coimbra.

Alcântara, F., Cunha, M.Â. & Almeida, M.A. (1996). Microbiologia: práticas laboratoriais. Universidade de Aveiro, Aveiro.

Ferreira, W.E.C., Sousa, J.C.F. & Lima, N. (Coords.)(2010). Microbiologia. Lidel Edições Técnicas, Lda., Lisboa.

Mendes, B. & Santos Oliveira, J.F. (2004). Qualidade da água para consumo humano. Lidel Edições Técnicas, Lda., Lisboa.

Pelczar et al. (1993). Microbiology. 5ª ed., Tata McGraw Hill, New Dehli.

Willey et al. (2008). Prescott, Harley, and Klein’s Microbiology. 7ª ed., McGraw Hill, New York.