Gestão da Qualidade e Auditorias

Conhecimentos de Base Recomendados

Controlo da qualidade

Métodos de Ensino

Aulas expositivas, exercícios em sala de aula, trabalho de grupo, simulação de auditoria.

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se desenvolver objetivos do curso na área da Qualidade e Trabalho em Equipa
Pretende-se com esta unidade curricular que os alunos adquiram o conhecimento das técnicas e métodos
mais usuais da Gestão da Qualidade, a par da correcta compreensão dos conceitos subjacentes a essa
filosofia de gestão.
-Compreender a evolução do conceito de Qualidade
-Compreender a família de Normas ISO 9000 (9000, 9001 e 19011)

Programa

1.Conceitos Fundamentais: Qualidade; Controlo de Qualidade; Garantia de Qualidade; Gestão da Qualidade
Total.
2.Algumas visões sobre a qualidade: As visões de Deming, Crosby e Juran.
3.Sistemas de Gestão da Qualidade: Estudo das Normas da Série ISO 9000.
4.Auditorias da Qualidade.
5.Avaliação da Qualidade: Custos de Qualidade.
6.Melhoria da Qualidade: Projectos de melhoria da Qualidade; Metodologias para a melhoria da Qualidade;
Técnicas de melhoria da Qualidade.

Docente(s) responsável(eis)

João Freire de Noronha

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Apontamentos fornecidos pelo docente a disponibilizar na plataforma académica.

Normas ISO 9000, 9001 e 19011

Pereira da Cruz C., 2009. Balanced Scorecard – Concentrar uma organização no que é essencial. Grupo editorial Vida Económica. Ramos Pires A., 2004. Qualidade – Sistemas de Gestão da Qualidade. 3ª Edição. Edições Sílabo.

Fey R. , Gogue J.M., 1989. Princípios da Gestão da Qualidade. Fundação Calouste Gulbenkian.

Dale B., Cooper C., 1995. Qualidade Total e Recursos Humanos. Editorial Presença. Norma ISO 9004