Registo e Difusão de Espetáculos

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Sendo uma disciplina que pretende oferecer tanto as bases teóricas como a introdução às aplicações práticas das mesmas a metodologia a utilizar terá como base um processo de “explicação-exemplificação” em que todas as matérias culminarão num trabalho prático, individual ou em grupo, em que o mesmo fará parte do processo de avaliação. Desta forma os alunos poderão aplicar os conhecimentos adquiridos imediatamente após a exposição dos mesmos e ser avaliados de forma contínua e individualizada por cada conteúdo apresentado. Será também realizado um teste final em que serão avaliados os conteúdos de forma geral.

– 30% Avaliação contínua (assiduidade, pontualidade, prestação nas aulas) – 50% Trabalhos individuais:

– Criação de uma sessão para registo de um espetáculo.

– Criação de uma sessão para streaming de um espetáculo.

– Criação de uma sessão para mistura e registo/difusão em simultâneo.

– Teste escrito

-20% Trabalho de Grupo – análise

Resultados de Aprendizagem

a)Analisar, gerir e resolver as necessidades técnicas para registo de um espetáculo.

b)Saber interpretar as necessidades de um evento de forma a conseguir conceber um Rider técnico para registo do mesmo.

c) Audio digital – Protocolos de transmissão de áudio em ethernet e internet.

d) Montagem e afinação de uma regie ou ponto de escuta para gravação e/ou difusão de áudio. e) Sistemas de streaming digital – protocolos áudio e video

f) Domínio de plataformas digitais de streaming de Áudio e Vídeo

Programa

1. Riders Técnicos: Leitura, análise e implementação de soluções técnicas. Compreensão das necessidades de um projecto para a sua difusão e registo.

2. DAW ́s: Aprofundamento dos conhecimentos e capacidades no manuseamento de DAW ́s e das suas aplicações práticas no registo ou difusão de um espetáculo ou evento.

3. Sistemas de streaming digital. Criação de sessões de streaming para audio, ou audio e video.

4. Sistemas de gravação digital. Criação de sessões para gravação ao vivo de um evento ou espetáculo em directo ou diferido.

Docente(s) responsável(eis)

Miguel António Anselmo Alves

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Trabalhos individuais - 50.0%
  • - Teste escrito - 20.0%
  • - Assiduidade e Participação - 30.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

A. Raney, M. (2023). Foundations of Streaming Broadcast Media [Review of Foundations of Streaming

Broadcast Media]. Kabalo Research Publications.

Austerberry, D. (2013). The Technology of Video and Audio Streaming. Taylor & Francis.

David Miles Huber, & Runstein, R. E. (2018). Modern Recording Techniques (9th ed.). New York ; London Routledge Taylor Et Francis Group.

Focal Press. McCarthy, B. (2016). Sound systems: Design and optimization (3rd ed.).

Focal Press, Taylor & Francis Group. Corey, J. (2010). Audio production and critical listening: Technical ear training.

Focal Press. Self, D. (2009). Audio engineering.

Luini, J. R., & Whitman, A. E. (2002). Streaming audio : the FezGuys’ guide. New Riders.

McGraw-Hill Education. Kaye, D., & Lebrecht, J. (2000). Sound and music for the theatre: The art and technique of design.