Conhecimentos de Base Recomendados
n/a
Métodos de Ensino
Nas sessões síncronas e assíncronas, os formandos explorarão artigos/obras científicas, recursos em áudio / vídeo, exercícios de aplicação de conhecimento, painéis colaborativos, familiarizando-se com diversas ferramentas digitais.
Modalidades:
Presencial – 6h contacto (24%)
Conhecimento teórico-prático 50%.
Apresentação Oral 20%.
Distância síncrona – 8h de contacto (32%)
Envolvimento/Participação 20%
Distância assíncrona – 11h de contacto (44%)
Reflexões/feedback e definição de metas- 10%
Resultados de Aprendizagem
Os formandos devem ser capazes de:
– desenvolver um espírito crítico face à divulgação de informação supostamente objetiva e rigorosa;
– escolher e adequar o design ao problema de investigação e ao contexto de onde ele emerge;
– conhecer as formas de identificação, manipulação, controlo e medição de variáveis;
– escolher, caracterizar e selecionar os sujeitos a utilizar/ considerar as condições necessárias a uma possível
validação populacional e ecológica dos resultados;
– conhecer os modos de construção/adequação/escolha do instrumento de recolha de dados e seu
ajustamento ao caso de investigação;
– ajustar os instrumentos estatísticos de tratamento dos dados à sua natureza e às intenções do estudo.
Programa
1. Características e funções do conhecimento científico
2. As etapas do ciclo de investigação
3. Elementos e constructos básicos da investigação científica
4. Paradigmas de investigação em Educação
5. Recolha de dados
6. Análise e tratamento dos dados (quantitativo e qualitativo)
7. O Artigo Científico
8. Ética na Investigação
Métodos de Avaliação
- - Assiduidade e Participação - 20.0%
- - Apresentação Oral - 20.0%
- - Conhecimento Teórico-Prático - 50.0%
- - Reflexões/Feedback e definição de metas - 10.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
“American Psychological Association (2020). Publication manual of the American Psychological Association
(7.th ed.). APA”
“Creswell, J., & Creswell, J.D. (2018). Research design. Qualitative, quantitative and mixed methods
approaches. Sage”
Pallant, J. (2010). SPSS survival manual. MacGraw Hill
Morgado, J. (2012). O estudo de caso na investigação em educação. De Facto Editores
Silverman, D. (2013). Doing qualitative research. Sage