Metodologias de Investigação em Educação

Conhecimentos de Base Recomendados

n/a

Métodos de Ensino

Nas sessões síncronas e assíncronas, os formandos explorarão artigos/obras científicas, recursos em áudio / vídeo, exercícios de aplicação de conhecimento, painéis colaborativos, familiarizando-se com diversas ferramentas digitais.

Modalidades:

Presencial – 6h contacto (24%)

Conhecimento teórico-prático 50%.

Apresentação Oral 20%.

Distância síncrona – 8h de contacto (32%)

Envolvimento/Participação 20%

Distância assíncrona – 11h de contacto (44%)

Reflexões/feedback e definição de metas- 10%

Resultados de Aprendizagem

Os formandos devem ser capazes de:

– desenvolver um espírito crítico face à divulgação de informação supostamente objetiva e rigorosa;

– escolher e adequar o design ao problema de investigação e ao contexto de onde ele emerge;

– conhecer as formas de identificação, manipulação, controlo e medição de variáveis;

– escolher, caracterizar e selecionar os sujeitos a utilizar/ considerar as condições necessárias a uma possível

validação populacional e ecológica dos resultados;

– conhecer os modos de construção/adequação/escolha do instrumento de recolha de dados e seu

ajustamento ao caso de investigação;

– ajustar os instrumentos estatísticos de tratamento dos dados à sua natureza e às intenções do estudo.

Programa

1. Características e funções do conhecimento científico

2. As etapas do ciclo de investigação

3. Elementos e constructos básicos da investigação científica

4. Paradigmas de investigação em Educação

5. Recolha de dados

6. Análise e tratamento dos dados (quantitativo e qualitativo)

7. O Artigo Científico

8. Ética na Investigação

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
  • - Assiduidade e Participação - 20.0%
  • - Apresentação Oral - 20.0%
  • - Conhecimento Teórico-Prático - 50.0%
  • - Reflexões/Feedback e definição de metas - 10.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

“American Psychological Association (2020). Publication manual of the American Psychological Association

(7.th ed.). APA”

“Creswell, J., & Creswell, J.D. (2018). Research design. Qualitative, quantitative and mixed methods

approaches. Sage”

Pallant, J. (2010). SPSS survival manual. MacGraw Hill

Morgado, J. (2012). O estudo de caso na investigação em educação. De Facto Editores

Silverman, D. (2013). Doing qualitative research. Sage