Conhecimentos de Base Recomendados
n/a
Métodos de Ensino
Nas sessões síncronas e assíncronas, os formandos explorarão recursos variados, familiarizando-se com diferentes conceitos e finalidades de supervisão. Terão um papel ativo na construção do seu conhecimento, através de debates, elaboração de trabalhos e apresentações orais e desenvolverão a sua capacidade crítica e reflexiva. Serão avaliados através de trabalhos individuais e em grupo: Tarefas escritas, como ensaios, relatórios e estudos de caso e do envolvimento/participação.
Modalidades:
Presencial – 7h contacto (28%)
Conhecimento teórico-prático 50%.
Apresentação Oral 20%.
Distância síncrona – 6h de contacto (24%)
Envolvimento/Participação 20%
Distância assíncrona – 12h de contacto (48%)
Reflexões/feedback e definição de metas- 10%
Resultados de Aprendizagem
Construir uma base teórica e conceptual sólida, centrada nos princípios básicos, conceitos estruturantes e fundamentos teóricos da supervisão pedagógica; permitir ao estudante compreender a relação da base conceptual com o desenvolvimento profissional docente e, simultaneamente, compreender o papel da supervisão pedagógica no desenvolvimento profissional e institucional.
Programa
1.Conceitos e perspetivas de supervisão pedagógica
2.Funções e finalidades da supervisão no contexto educativo e para a melhoria da qualidade educativa
3.Contributos da supervisão para a identidade, formação e desenvolvimento profissional dos professores
4.Supervisão como processo de formação, cooperação e inovação nas instituições educativas
5.Papel, competências e responsabilidades do supervisor pedagógico como agente de mudança
6.Contributos da Educação Relacional para o desenvolvimento profissional
Métodos de Avaliação
- - Conhecimento Teórico-Prático - 50.0%
- - Reflexões/Feedback e definição de metas - 10.0%
- - Apresentação Oral - 20.0%
- - Assiduidade e Participação - 20.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Vieira, F., & Moreira, M. A. (2011). Supervisão e avaliação do desempenho docente. Para uma abordagem de orientação transformadora. Conselho Científico da Avaliação de Professores, Ministério da Educação
Vieira, F., Moreira, M. A., Barbosa, I., Paiva, M., & Fernandes, I. (2006). No caleidoscópio da supervisão: Imagens da formação e da pedagogia (1ª Ed.). Pedago.
Alarcão, I., & Tavares, J. (2015). Supervisão da Prática Pedagógica-Uma Perspectiva de Desenvolvimento e Aprendizagem-2a Edição. Leya.
Rangel, M. (2005). Supervisão pedagógica: princípios e práticas. Papirus Editora
De Grauwe, A. & Gabriel, C. (2011). Guidelines for the preparation of a diagnosis on school supervision. International Institute for Educational Planning. UNESCO. https://www.iiep.unesco.org/en/publication/guidelines-preparation-diagnosis-school-supervision