Fundamentos da Supervisão Pedagógica e Desenvolvimento Profissional

Conhecimentos de Base Recomendados

n/a

Métodos de Ensino

Nas sessões síncronas e assíncronas, os formandos explorarão recursos variados, familiarizando-se com diferentes conceitos e finalidades de supervisão. Terão um papel ativo na construção do seu conhecimento, através de debates, elaboração de trabalhos e apresentações orais e desenvolverão a sua capacidade crítica e reflexiva. Serão avaliados através de trabalhos individuais e em grupo: Tarefas escritas, como ensaios, relatórios e estudos de caso e do envolvimento/participação.

Modalidades:

Presencial – 7h contacto (28%)

Conhecimento teórico-prático 50%.

Apresentação Oral 20%.

Distância síncrona – 6h de contacto (24%)

Envolvimento/Participação 20%

Distância assíncrona – 12h de contacto (48%)

Reflexões/feedback e definição de metas- 10%

Resultados de Aprendizagem

Construir uma base teórica e conceptual sólida, centrada nos princípios básicos, conceitos estruturantes e fundamentos teóricos da supervisão pedagógica; permitir ao estudante compreender a relação da base conceptual com o desenvolvimento profissional docente e, simultaneamente, compreender o papel da supervisão pedagógica no desenvolvimento profissional e institucional.  

Programa

1.Conceitos e perspetivas de supervisão pedagógica

2.Funções e finalidades da supervisão no contexto educativo e para a melhoria da qualidade educativa

3.Contributos da supervisão para a identidade, formação e desenvolvimento profissional dos professores

4.Supervisão como processo de formação, cooperação e inovação nas instituições educativas

5.Papel, competências e responsabilidades do supervisor pedagógico como agente de mudança

6.Contributos da Educação Relacional para o desenvolvimento profissional

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
  • - Conhecimento Teórico-Prático - 50.0%
  • - Reflexões/Feedback e definição de metas - 10.0%
  • - Apresentação Oral - 20.0%
  • - Assiduidade e Participação - 20.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Vieira, F., & Moreira, M. A. (2011). Supervisão e avaliação do desempenho docente. Para uma abordagem de orientação transformadora. Conselho Científico da Avaliação de Professores, Ministério da Educação

Vieira, F., Moreira, M. A., Barbosa, I., Paiva, M., & Fernandes, I. (2006). No caleidoscópio da supervisão: Imagens da formação e da pedagogia (1ª Ed.). Pedago.

Alarcão, I., & Tavares, J. (2015). Supervisão da Prática Pedagógica-Uma Perspectiva de Desenvolvimento e Aprendizagem-2a Edição. Leya.

Rangel, M. (2005). Supervisão pedagógica: princípios e práticas. Papirus Editora

De Grauwe, A. & Gabriel, C. (2011). Guidelines for the preparation of a diagnosis on school supervision. International Institute for Educational Planning. UNESCO. https://www.iiep.unesco.org/en/publication/guidelines-preparation-diagnosis-school-supervision