Conhecimentos de Base Recomendados
n/a
Métodos de Ensino
Nas sessões síncronas e assíncronas, os formandos explorarão artigos/obras científicas, recursos em áudio / vídeo, casos de aplicação, painéis colaborativos, desenvolvendo competências de comunicação, resolução de problemas e pensamento estratégico. Desenvolverão a sua capacidade crítica e reflexiva e serão avaliados através de trabalhos individuais e em grupo: Tarefas escritas, como ensaios, relatórios e estudos de caso e do envolvimento/participação.
Modalidades:
Presencial – 9h contacto (36%)
Conhecimento teórico-prático 50%.
Apresentação Oral 20%.
Distância síncrona – 6h de contacto (24%)
Envolvimento/Participação 20%
Distância assíncrona – 10h de contacto (40%)
Reflexões/feedback e definição de metas- 10%
Resultados de Aprendizagem
Fortalecer a capacidade de desenvolver relações de supervisão colaborativas baseadas na compreensão da dinâmica dos processos comunicativos, na análise crítica e criativa dos contextos educativos, na promoção da inovação, e no desenvolvimento e resolução de problemas e situações complexas em ambientes pedagógicos; capacitar os futuros supervisores para a aplicação de práticas reflexivas e do pensamento estratégico na definição de objetivos, planeamento e implementação de ações pedagógicas, alinhadas com as necessidades de desenvolvimento organizacional, profissional e social das escolas.
Programa
1. Competências de Comunicação e Relações Interpessoais
1.1.Comunicação eficaz e feedback construtivo em contextos de supervisão
1.2.Técnicas para a promoção de ambientes educativos saudáveis
1.3.Princípios básicos da educação relacional e a sua aplicabilidade na gestão e na supervisão pedagógicas
2.Resolução de Problemas e Gestão de Conflitos
2.1.Pensamento crítico e criativo aplicado à resolução de problemas pedagógicos e gestão de conflitos
2.2.Metodologias de resolução de problemas (design thinking, brainstorming, mapas mentais, pensamento sistémico, etc.)
2.3.Estratégias de negociação, gestão e mediação de conflitos em ambientes educativos
3. Processos e metodologias de avaliação e de monitorização de contextos de supervisão educativa e pedagógica
3.1. Análise crítica e criativa e planeamento estratégico
3.2. Avaliação participada e reflexiva do processo de supervisão e resultados pedagógicos.
Métodos de Avaliação
- - Reflexões/Feedback e definição de metas - 10.0%
- - Apresentação Oral - 20.0%
- - Assiduidade e Participação - 20.0%
- - Conhecimento Teórico-Prático - 50.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
De Grauwe, A. & Gabriel, C. (2011). Guidelines for the preparation of a diagnosis on school supervision. International Institute for Educational Planning. UNESCO. https://www.iiep.unesco.org/en/publication/guidelines-preparation-diagnosis-school-supervision
Alarcão, I., & Canha, B. (2013). Supervisão e colaboração. Uma relação para o desenvolvimento. Porto Editora.
Korthagen, F. (2009). A prática, a teoria e a pessoa na aprendizagem profissional ao longo da vida. In M. A. Flores & A. M. Veiga Simão (Eds.), Aprendizagem e desenvolvimento profissional de professores. Contextos e perspectivas (pp.39-60). Mangualde: Pedago
Lapaz, M. M. (2024). Strategic Thinking Skills and Innovations of School Leaders. Psych Educ, 27(1): 76-92, Document ID:2024PEMJ2542, doi:10.5281/zenodo.13987504
Rosenberg, M. (2024). A Comunicação Não-Violenta e Resolução de Conflitos. Odivelas: Alma dos Livros