Contextos Educativos Multiculturais e Inclusivos

Conhecimentos de Base Recomendados

n/a

Métodos de Ensino

Nas aulas síncronas e assíncronas, os formandos explorarão artigos/obras científicas, podcasts, quizz, painéis colaborativos, familiarizando-se com diversas ferramentas digitais. Desenvolverão a sua capacidade crítica e reflexiva e serão avaliados através de trabalhos individuais e em grupo: Tarefas escritas, como ensaios, relatórios e estudos de caso e do envolvimento/participação dos formandos.

Modalidades:

Presencial – 9h contacto (36%)

Conhecimento teórico-prático 50%.

Apresentação Oral 20%.

Distância síncrona – 6h de contacto (24%)

Envolvimento/Participação 20%

Distância assíncrona – 10h de contacto (40%)

Reflexões/feedback e definição de metas- 10%

Resultados de Aprendizagem

Preparar os futuros supervisores para atuar de forma ética, reflexiva e inovadora em contextos educativos cada vez mais diversos, promovendo ambientes de aprendizagem equitativos, inclusivos e de qualidade para todos; compreender os desafios da supervisão pedagógica em contextos educativos marcados pela diversidade cultural, étnica, linguística e religiosa; capacitar para a sensibilidade cultural e a desconstrução de estereótipos, preconceitos e desigualdades nas práticas educativas.

Programa

1.Referenciais teóricos e paradigmas da educação multicultural e intercultural

2.Mediação intercultural e resolução de conflitos

3.Construção da relação pedagógica e relações entre a escola e famílias em situações de descontinuidades culturais

4.Políticas educativas nacionais e internacionais para a inclusão de alunos com Necessidades Específicas

4.1.Desenho Universal para Aprendizagens

4.2.Abordagens multinível

4.3.Acomodações e adaptações curriculares

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
  • - Conhecimento Teórico-Prático - 50.0%
  • - Reflexões/Feedback e definição de metas - 10.0%
  • - Apresentação Oral - 20.0%
  • - Assiduidade e Participação - 20.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Banks, J. A. (2021). Multicultural Education: History and Dimensions. In J. A. Banks (Ed.), Transforming Multicultural Education Policy and Practice (pp. 42-52). Teachers College Press.

Dasli, M. (2019). UNESCO guidelines on intercultural education: a deconstructive reading. Pedagogy, Culture & Society, 27(2), 215-232.

Mata, L. & Pedro, I. (2021). Participação e envolvimento das famílias. Construção de parcerias em contextos de educação de infância. Lisboa: Ministério da Educação/Direção Geral de Educação. http://dge.mec.pt/sites/default/files/EInfancia/documentos/participfamilias.pdf

Gonçalves, S., & Sousa, F. (Org.) (2012). Escola e Comunidade: Laboratórios de Cidadania Global. Lisboa: Universidade de Lisboa/ Instituto de Educação