Conhecimentos de Base Recomendados
n/a
Métodos de Ensino
Nas aulas síncronas e assíncronas, os formandos explorarão artigos/obras científicas, podcasts, quizz, painéis colaborativos, familiarizando-se com diversas ferramentas digitais. Desenvolverão a sua capacidade crítica e reflexiva e serão avaliados através de trabalhos individuais e em grupo: Tarefas escritas, como ensaios, relatórios e estudos de caso e do envolvimento/participação dos formandos.
Modalidades:
Presencial – 9h contacto (36%)
Conhecimento teórico-prático 50%.
Apresentação Oral 20%.
Distância síncrona – 6h de contacto (24%)
Envolvimento/Participação 20%
Distância assíncrona – 10h de contacto (40%)
Reflexões/feedback e definição de metas- 10%
Resultados de Aprendizagem
Preparar os futuros supervisores para atuar de forma ética, reflexiva e inovadora em contextos educativos cada vez mais diversos, promovendo ambientes de aprendizagem equitativos, inclusivos e de qualidade para todos; compreender os desafios da supervisão pedagógica em contextos educativos marcados pela diversidade cultural, étnica, linguística e religiosa; capacitar para a sensibilidade cultural e a desconstrução de estereótipos, preconceitos e desigualdades nas práticas educativas.
Programa
1.Referenciais teóricos e paradigmas da educação multicultural e intercultural
2.Mediação intercultural e resolução de conflitos
3.Construção da relação pedagógica e relações entre a escola e famílias em situações de descontinuidades culturais
4.Políticas educativas nacionais e internacionais para a inclusão de alunos com Necessidades Específicas
4.1.Desenho Universal para Aprendizagens
4.2.Abordagens multinível
4.3.Acomodações e adaptações curriculares
Métodos de Avaliação
- - Conhecimento Teórico-Prático - 50.0%
- - Reflexões/Feedback e definição de metas - 10.0%
- - Apresentação Oral - 20.0%
- - Assiduidade e Participação - 20.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Banks, J. A. (2021). Multicultural Education: History and Dimensions. In J. A. Banks (Ed.), Transforming Multicultural Education Policy and Practice (pp. 42-52). Teachers College Press.
Dasli, M. (2019). UNESCO guidelines on intercultural education: a deconstructive reading. Pedagogy, Culture & Society, 27(2), 215-232.
Mata, L. & Pedro, I. (2021). Participação e envolvimento das famílias. Construção de parcerias em contextos de educação de infância. Lisboa: Ministério da Educação/Direção Geral de Educação. http://dge.mec.pt/sites/default/files/EInfancia/documentos/participfamilias.pdf
Gonçalves, S., & Sousa, F. (Org.) (2012). Escola e Comunidade: Laboratórios de Cidadania Global. Lisboa: Universidade de Lisboa/ Instituto de Educação