Métodos de Ensino
1. Aulas expositivas e dialogadas: Apresentação de teorias e conceitos acompanhada de discussão com os alunos.
2. Estudos de caso: Análise situações e/ou acontecimentos políticos.
3. Seminários temáticos: Apresentações preparadas e realizadas pelos alunos.
4. Análise de dados: Interpretação de sondagens eleitorais e de estudos de opinião pública.
Os estudantes deverão optar por uma das seguintes modalidades: avaliação de frequência ou exame final.
A AVALIAÇÃO DE FREQUÊNCIA incidirá sobre trabalhos feitos na aula e um teste. A primeira destas componentes contribuirá com 30% e a segunda com 70% para a nota final da avaliação de frequência.
O EXAME FINAL consistirá num teste com questões de escolha múltipla e de resposta rápida. Os candidatos que obtenham uma nota situada entre 7.0 e 9.4 serão admitidos a uma prova oral. Para estes estudantes a nota final será a média aritmética entre a nota da prova escrita e a nota da prova oral. Os candidatos que obtiverem uma nota inferior a 7.0 serão reprovados.
Resultados de Aprendizagem
Pretende-se que os estudantes sejam capazes de:
1- Compreender as principais teorias e abordagens ao comportamento político.
2- Analisar os fatores que influenciam a participação política, como cultura, identidade e instituições.
3- Interpretar dados e pesquisas relacionados ao comportamento eleitoral e opinião pública.
4- Avaliar criticamente o impacto dos meios de comunicação social e do jornalismo na formação de comportamentos políticos.
5- Desenvolver uma perspectiva interdisciplinar sobre os fenómenos políticos, integrando conceitos da comunicação social e das ciências
políticas.
Programa
1- Introdução ao comportamento político: definições e conceitos fundamentais
2- Teorias e abordagens clássicas do comportamento eleitoral e da participação politica
3- Identidade política e influências psicossociais
4- Instituições e regras do jogo político
5- Comportamento eleitoral e opinião pública
6- Meios de comunicação social, redes sociais e comportamento político
7. Desinformação e fake news
8. Ativismo digital e mobilização política online
9. Desafios democráticos no século XXI
Métodos de Avaliação
- - Assiduidade e Participação - 30.0%
- - Frequência - 70.0%
- - Exame - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
• Antunes, R., (2010). Theoretical models of voting behaviour. In Exedra, Nº 4, p. 145-170
• Cook, Karen S., Levi, Margaret, Hardin, Russell, (2009). Whom can we
trust? : how groups, networks, and institutions make trust possible. New York : Russell Sage Foundation
• Crigler, Ann N. (2001). The psychology of political communication. Ann
Arbor : University of Michigan Press
- Larsen, Erik Gahner, FazeKas, Zoltán (2021). Reporting public opinion : how the media turns boring polls into biased news. Cham : Palgrave MacMillan
- Oliver, M. B.; Raney, A.A. &Bryant, J. (Eds.). (2020). Media effects: Advances in theory and research (4nd ed.). Routledge
- Roy J, Singh SP, Fournier P. The Power of Polls?: A Cross-National Experimental Analysis of the Effects of Campaign Polls. Cambridge University Press; 2021
- Zaller, John R. (1999). The nature and origins of mass opinion. Cambridge (England) : Cambridge University Press