Matemática I

Métodos de Ensino

As aulas serão de caráter teórico-prático procurando articular os vários conteúdos para que os alunos possam percecionar as conexões dentro da Matemática. Sempre que for oportuno, recorrer-se-á a textos, materiais concretos e a plataformas digitais que favoreçam o processo de ensino e aprendizagem. A avaliação respeitará o estabelecido no Regulamento Interno da Escola Superior de Educação, os alunos podem optar entre duas modalidades de avaliação:

a) Avaliação contínua: dois testes, cada um cotado de 0 a 5 valores (50%); um trabalho em pequeno grupo, cotado de 0 a 5 valores (25%); participação nas tarefas realizadas em aula, cotadas, na totalidade, de 0 a 4 valores (20%); reflexão individual, cotada de 0 a 1 valor (5%).

b) Avaliação por exame cotado entre 0 a 20 valores (100%).

Resultados de Aprendizagem

Resolver problemas e explicitar os processos de raciocínio;

Construir e aprofundar o conhecimento matemático;

Identificar, definir e analisar conceitos, relação entre conceitos e procedimentos, bem como aprofundar a compreensão de conexões entre eles e entre a Matemática e as outras áreas curriculares;

Realizar atividades de investigação em Matemática;

Desenvolver atividades intelectuais que envolvam raciocínio matemático e conceção de que a validade de uma afirmação está relacionada com a consistência da argumentação lógica;

Reconhecer a relação entre a Matemática e a vida real.

Programa

Teoria de Conjuntos

– Representação de conjuntos e operações com conjuntos

– Produto cartesiano de conjuntos

Lógica

– Termo, proposição e condição

– Cálculo de proposições e cálculo de condições

– Quantificadores

– Raciocínio dedutivo

Relações

– Definição e representação

– Relação contrária e relação inversa

– Propriedades de relações

– Relação de equivalência e relação de ordem

Introdução ao Pensamento Algébrico e Proporcional

– Noção de função. Raciocínio funcional e generalização de padrões numéricos

– Formas de representar uma função

– Exploração de regularidades e padrões, generalização

– Proporcionalidade

Docente(s) responsável(eis)

Nuno Lopes Martins
Vanda Alexandre Marques dos Santos

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação contínua
  • - Assiduidade e Participação - 20.0%
  • - Mini Testes - 50.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 25.0%
  • - Reflexão individual - 5.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Caraça, B. J. (2005). Conceitos Fundamentais de Matemática. Gradiva.

Haylock, D. (2006). Mathematics explained for primary school. Sage.

Musser, G.L., Burger, W. F. & Peterson, B. E. (2003). Mathematics for Elementary Teachers – A Contemporary Approach. Von Hoffmann Press.

Palhares, P. (coord.) (2004). Elementos de Matemática para professores do Ensino Básico. Lidel.

Parker, T. H. & Baldridge, S. (2004). Elementary Mathematics for Teachers. Sefton-Ash Publishing.

Roegiers, X. (1989). Guide mathématique de base I. De Boeck.

Sebastião e Silva, J. (1975). Compêndio de Matemática. Vol. I. Edições GEP.

Suppes, P. & Hill, S. (1975). Introduccion a la logica matematica. Editorial Reverté, S.A..

Vale, I., & Barbosa, A. (2009). Padrões: Múltiplas perspectivas e contextos em educação matemática. Viana do Castelo: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo – Projecto Padrões.