Matemática IV

Métodos de Ensino

As aulas serão de carácter teórico-prático procurando articular os vários capítulos a aprofundar, para que os alunos possam percepcionar as conexões dentro da Matemática, através de situações problemáticas ricas. Sempre que for oportuno, recorrer-se-á a manipulativos concretos e virtuais bem como a ambientes de geometria dinâmica.

A avaliação nesta UC será realizada pelos alunos numa das duas modalidades:

a) Avaliação contínua: dois testes, cada um cotado de 0 a 5 valores (50%); um trabalho em pequeno grupo, cotado de 0 a 5 valores (25%); participação nas tarefas realizadas em aula, cotadas, na totalidade, de 0 a 4 valores (20%); reflexão individual, cotada de 0 a 1 valor (5%).

b) Avaliação por exame.

Resultados de Aprendizagem

– Fomentar o desenvolvimento dos pensamentos geométrico e visual-espacial.

– Aprofundar conhecimentos de geometria euclidiana, medida, estimação e erro; estabelecer conexões entre eles e entre conhecimentos de outros domínios da Matemática e outros domínios do conhecimento.

– Desenvolver argumentos matemáticos acerca de relações geométricas.

– Identificar atributos mensuráveis de objetos, unidades de medida e processos de medição.

– Realizar atividades de investigação que conduzam à descoberta de propriedades geométricas.

– Reconhecer a relação entre a Geometria e a vida real.

Programa

– Geometria Euclidiana no plano e no espaço: Noções primitivas da Geometria Euclidiana. Axiomas. Posições relativas de elementos geométricos. Ângulos. Figuras planas. Congruência. Sólidos geométricos.

– Construções geométricas: Construções geométricas com régua e compasso e com recurso a software de geometria dinâmica.

– Raciocínio em Geometria: raciocínio indutivo e raciocínio dedutivo na conjectura e prova de propriedades de figuras.

– Geometria e sistema de coordenadas cartesianas.

– Transformações geométricas e simetria: Isometrias e suas propriedades. Composição de isometrias. Simetrias. Pavimentações com polígonos regulares. Transformações geométricas no plano coordenado.

– Medida: Sistemas de medida, ângulo, área, perímetro, volume. Estimação e erro.

– Movimentos topológicos: aplicações e propriedades topológicas.

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação contínua
  • - Reflexão individual - 5.0%
  • - Assiduidade e Participação - 20.0%
  • - Mini Testes - 50.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 25.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

–Araújo, P. V. (1998). Curso de Geometria. Gradiva.
-Association of Teachers of Mathematics (2005). Moving on with Dynamic Geometry.  Association of Teachers of Mathematics.
-Del Grande, J. et al (1993). Geometry and spatial sense standards. NCTM.
-Escher, M.C. (1998). Arte e Matemática. APM.
-Hilbert, D. (1952). Fundamentos da Geometria, Tradução da 7.ª edição alemã por Maria Pilar Ribeiro com a colaboração de J. Silva Paulo. Instituto para a Alta Cultura.
-Jacobs, H. R. (2003). Geometry: Seeing, doing, understanding.  W. H. Freeman and Company.
-Loff, D. (1991). Polígonos e pavimentações – uma abordagem elementar.  SPM.
-MacMullen, C. (2019). Geometry Proofs Essential Practice Problems Workbook with Full Solutions Paperback. Zishka Publishing.
-Parker, T. H. (2008). Elementary Geometry for Teachers. Sefton – ASH Publishing.
-Serra, M. (2003). Discovering Geometry- an investigative approach. Key Curriculum Press.
-Van Hiele, P. M. (1986). Structure and insight. A theory of mathematics education. Academic Press.