Representações na Matemática Elementar

Métodos de Ensino

As aulas serão de carácter teórico-prático procurando articular os vários capítulos a aprofundar, para que os alunos possam perceber as conexões dentro da Matemática, através de situações problemáticas ricas. Sempre que for oportuno, recorrer-se-á a textos, manipulativos concretos e virtuais que favoreçam o processo de ensino e aprendizagem.

A avaliação nesta UC será realizada pelos alunos numa das duas modalidades:

a) Avaliação contínua: um teste, cotado de 0 a 8 valores (40%); um trabalho em pequeno grupo, cotado de 0 a 6 valores (30%); participação nas tarefas realizadas em aula, cotadas, na totalidade, de 0 a 5 valores (25%); reflexão individual, cotada de 0 a 1 valor (5%).

b) Avaliação por exame.

Resultados de Aprendizagem

– Desenvolver aprendizagens a partir de representações, internas e externas, de conceitos ou ideias matemáticas. 
– Explorar conceitos matemáticos através de diferentes representações.
– Distinguir e classificar diferentes tipos de representações matemáticas. 
– Reconhecer oportunidades e recursos para despoletar a representação de ideias matemáticas.
– Desenvolver a fluência representacional.
– Desenvolver aprendizagens matemáticas significativas. 

Programa

– Sistemas de representação e o desenvolvimento de conceitos matemáticos.
-Representação de números.
– A representação do raciocínio numérico pelas crianças.
– A influência da linguagem nas representações matemáticas.
– Uso de diagramas como ferramenta para pensar.
– “Escutar” os desenhos matemáticos das crianças.
– Uso da literatura para convidar as representações matemáticas.
– Modelar a matemática e capacidades de representação em matemática. 

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação contínua
  • - Reflexão individual - 5.0%
  • - Frequência - 40.0%
  • - Assiduidade e Participação - 25.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 30.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

– Cucuo, A. A., & Curcio, F. (2001). The roles of representation in school mathematics: 2001 Yearbook. National Council of Teachers of Mathematics.

– Goldin, G. A. (2008). Perspectives on representation in mathematical learning and problem solving. In. L. D. English (Ed.), Handbook of International Research in Mathematics Education, (pp. 176-201). Routledge

– Mathematics Learning Study Committee, Center for Education, Division of Behavioral and Social Sciences and Education, National Research Council; Jeremy Kilpatrick, Jane Swafford, and Bradford Findell (Eds.) (2001). Adding it up : helping children learn mathematics. National Academy Press.

– McGrath, C. (2014). Teaching Mathematics Through Story – A criative approach for the early years. Routledge.

– NCTM (2014). Princípios para a Ação: assegurar a todos o sucesso em matemática. APM (Tradução em 2017).

– SPIEM (2015). Investigação em Educação Matemática – 2015, Representações Matemáticas. SPIEM. http://spiem.pt/DOCS/ATAS_ENCONTROS/atas_EIEM_2015.pdf