Métodos de Ensino
No contexto do Seminário incluem-se:
– explanações das docentes para aprofundamento científico e pedagógico das áreas de conteúdo do programa;
– trabalho individual e em grupo de pesquisa bibliográfica;
– construção de instrumentos de observação/avaliação, de planos de atividades e de materiais pedagógicos;
– discussão e resolução de situações problemáticas identificadas no estágio.
Na supervisão será feito uso de estratégias reflexivas como perguntas pedagógicas, observação e reflexão, análise de casos, narrativas e
reflexões em grupo.
Resultados de Aprendizagem
No final do mestrado os/as estudantes deverão evidenciar as competências que fazem parte do perfil específico do Educador de Infância
(DL n.º 241/2001), esperando-se, no final desta UC, que o aluno demonstre concretamente que:
– Perspetiva a observação como estratégia adequada ao conhecimento do contexto educativo e do sujeito a educar, e utiliza a avaliação
como regulador pedagógico.
– Levanta pistas consistentes de intervenção e investigação educativas, e formula hipóteses de trabalho e projetos de intervenção
educativa adequados ao contexto e aos sujeitos.
– Age como construtor curricular, planificando a ação de forma a assegurar a participação das crianças.
– Define estratégias específicas para cada uma das crianças tendo em vista uma intervenção educativa diferenciada.
– Identifica-se como membro de uma comunidade educativa mais ampla
– Reconhece a formação como um processo contínuo e uma dimensão do desenvolvimento profissional
Programa
Os conteúdos específicos a abordar no Seminário organizam-se em três unidades temáticas:
1. Contextualização da Educação Pré-Escolar a. Análise aprofundada dos normativos legais enquadradores b. Identificação e análise das
principais linhas de orientação curricular e pedagógica i. Enquadramento das opções curriculares no quadro das Pedagogias para a
Infância ii. A Metodologia por Projetos
2. A Observação e a avaliação em EPE: a. A Avaliação como mecanismo regulador no processo de construção e no desenvolvimento das
práticas e do Projeto de Estágio b. Construção e utilização de instrumentos de observação/avaliação c. Análise e interpretação dos dados
3. A Construção Curricular e a intencionalização educativa a. A construção curricular no quadro de modelos tipificados de EPE b.
Organização do ambiente educativo c. Planificação da intervenção educativa à luz dos documentos emanados do ME d. d. A planificação e
a elaboração dos projetos na educação de infância
Docente(s) responsável(eis)
Ana Maria Sarmento CoelhoMétodos de Avaliação
- - Prova pública - 40.0%
- - Prática Pedagógica (Seminário, Estágio, Dossier Reflexivo de Estágio ) - 60.0%
Estágio(s)
SIM
Bibliografia
Cardona, M. J., Silva, I. D., Marques, L., & Rodrigues, P. (2021). Planear e avaliar na educação pré-escolar. Ministério da
Educação/Direção-Geral da Educação (DGE).
Coelho, A., & Vale, V. (2017). Reflexões em torno do brincar em contextos de educação de infância. Revista Observatório, 3(6), 316-337.
Oliveira-Formosinho, J. & Gambôa, R. (orgs.), (2011). O trabalho de projeto na Pedagogia-em-Participação, Coleção Infância, 17, Porto
Editora.
Silva, I. L. da, Marques, L., Mata, L., & Rosa, M. (2016). Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Ministério da Educação/
Direção Geral da Educação (DGE).
Vasconcelos, T. (Coord.) (2011). Trabalho por projetos na educação de infância: Mapear aprendizagens, integrar metodologias. Ministério
da Educação e Ciência – Direção Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular.