Métodos de Ensino
O seminário será lecionado por docentes de Didática P, M, CS, CN e PP EI. Pretendendo constituir um espaço de mobilização e
integração de saberes, prevê-se o estabelecimento de conexões entre os conteúdos desenvolvidos nas diversas áreas em interligação
com a PE, já que se supõe que o estágio em JI oferecerá oportunidades de identificação de problemas e de temáticas passíveis de serem
aprofundadas e refletidas no âmbito deste seminário. A metodologia a utilizar articula as componentes teórica e prática, tendo em vista a
construção didática e reflexiva de um saber fazer integrado. Contempla sessões de apresentação de conteúdos específicos, visitas de
estudo, trabalhos em grupo destinados à elaboração interdisciplinar de projetos de intervenção, respetiva análise, discussão e reflexão.
Avaliação: Elaboração fundamentada de propostas integradas de intervenção em EPE (40%) + Apresentação e discussão das propostas
integradas de intervenção em EPE (40%) + Participação aula (20%).
Resultados de Aprendizagem
No final da UC o/a estudante deverá ser capaz de:
– Identificar o que constitui conhecimento profissional em Educação Pré-escolar.
– Adotar uma visão transdisciplinar, sistémica e coerente, entre os fins sociais atuais, os aspetos educativos e as ações pedagógicas e
didáticas em EPE.
– Mobilizar saberes, ferramentas e processos específicos dos diferentes domínios e áreas de conteúdo na análise de aspetos da realidade
da EPE.
– Deduzir pistas de intervenção e investigação educativas, a partir da análise e articulação interdisciplinar, que proporcionem
aprendizagens integradas.
– Refletir sobre a ação desenvolvida numa perspetiva formativa e sistemática.
Programa
Os conteúdos específicos no domínio das Didáticas de Port, Mat, C. da Natureza e C. Sociais serão desenvolvidos de forma integrada e
numa perspetiva transdisciplinar e tomarão em linha de conta as necessidades de formação identificadas com os/as mestrandos/as a partir
da experiência de estágio em jardim de infância. Serão organizados em torno de três temáticas fundamentais:
1. Integração curricular e sua relação com o desenvolvimento de competências das crianças em idade pré-escolar.
2. Fundamentos da ação educativa, princípios pedagógicos gerais, análise e comparação de modelos curriculares – pedagógicos
alternativos; avaliação do desenvolvimento e das aprendizagens.
3. Áreas específicas de intervenção do/a educador/a de infância, relacionadas com domínios do conhecimento nas didáticas do Português,
Matemática e Conhecimento do Mundo, remetendo para diferentes conhecimentos, atitudes e saberes práticos, em articulação com as
Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar
Métodos de Avaliação
- - Assiduidade e Participação - 20.0%
- - Trabalho de investigação - 40.0%
- - Discussão Propostas de Intervenção - 40.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Carruthers, E., & Worthington, M. (2010). Children’s mathematical development. Early Childhood, 165.
Ceppi, G., & Zini, M. (2013). Crianças, espaços, relações: como projetar ambientes para a educação infantil. Penso Editora.
Malavasi, L. & Zoccatelli, B. (2013). Documentar os projetos nos serviços educativos. APEI.
Mata, L., & Pedro, I. (2021). Participação e envolvimento das famílias – Construção de parcerias em contextos de educação de infância.
Ministério da Educação/DGE.
Sim-Sim, I., Silva, A. C., & Nunes, C. (2008). Linguagem e comunicação no jardim-de-infância: textos de apoio para educadores de infância. Ministério da Educação -DGIDC
Sobel, D. (2022). Lá em cima, o céu. Cá em baixo, a lama – o que aprendemos com as escolas da natureza e da floresta.APEI.
Vasconcelos, T. (2011). Trabalho de projeto como “Pedagogia de Fronteira”. Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza
Educacional, 1(3), 8-20.