Educação Social e Emocional

Métodos de Ensino

As metodologias utilizadas são ativas, com recurso a apresentação de situações reais de sala em vídeo, reflexão e discussão sobre as
mesmas, dinâmicas de grupo e role play para treino de estratégias, exploração de conteúdos e materiais e, para consolidação da
informação, a exposição dos conteúdos. Faz ainda parte integrante da sua metodologia, a discussão e apoio ao trabalho autónomo dos
formandos, de aplicação de conteúdos na sua formação/prática profissional.

Resultados de Aprendizagem

Esta UC pertende que os estudantes tomem conhecimento acerca das mais-valias que a educação socioemocional pode trazer para a
promoção de um ambiente educativo positivo, tanto para os proprios educadores e professores, como para as crianças/alunos e pessoal
técnico. No final desta UC os estudantes devem:
-Saber desenvolver estratégias relacionais positivas com as crianças/alunos;
-Manter uma abordagem calma e assertiva perante os desafios comportamentais;
-Promover relações interpessoais saudáveis dentro da comunidade escolar;
-Ser capazes de identificar e apoiar alunos com dificuldades emocionais;
-Utilizar técnicas de regulação emocional para ajudar os alunos a gerir emoções negativas.

Programa

1. O desenvovimento socioemocional:
1.1.Conhecimento e rotulação das emoções
1.2. A auto-regulação emocional
2. Problemas de comportamento:
2.1.Fatores de risco/etiológicos: temperamento, fatores biológico, familiares, comunitários e escolares.
3. A construção de relações positivas com as crianças/alunos
3.1. O Educador/Professor pró-ativo;
3.1.1.Organização do ambiente educativo
4. A redução de comportamentos inadequados.
5. Estratégias de intervenção

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
  • - Trabalho de investigação - 75.0%
  • - Assiduidade e Participação - 25.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

-American Psychiatric Association. (2013). Diagnostic and statistical manual of mental disorders: DSM-5. American Psychiatric Association.
-Centifanti, L. C., & Williams, D. M. (2017). The Willey handbook of developmental psychopathology. NJ: Willey- Blackwell.
-Estudo da saúde psicológica e bem-estar nas escolas: Monitorização e ação (Equipa Aventura Social, DGE, Programa Nacional de
Promoção do Sucesso Escolar, DG Estatísticas da Educação e Ciência, OPP, FCG; 2023).
-Vale, V. (2012). Tecer para não ter de remendar: O desenvolvimento socioemocional em idade pré-escolar e o programa Anos Incríveis
para educadores de infância (Dissertação de Doutoramento não publicada). Disponível em https://estudogeral.sib.uc.pt/jspui/handle.
-Webster-Stratton, C. (2017). Como promover as competências sociais e emocionais das crianças” Psiquilibrios Edições. (cap. 2, 3, 7 e 8 ).